Botafogo segue Vasco e diz ‘não’ a acordo de transmissão do Carioca
Glorioso divulgou nota neste sábado (3) para falar sobre polêmica de venda de direitos; Cruzmaltino já havia exposto posição na sexta-feira (2)
Vitor Silva/Botafogo.
O Vasco ganhou a companhia do Botafogo na briga com Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) em relação aos direitos de transmissão do Campeonato Carioca. O Glorioso divulgou neste sábado uma nota para afirmar que o clube não irá assinar o contrato de comercialização das partidas da competição.
Nota Oficial: Botafogo se posiciona sobre a proposta comercial de transmissão do Campeonato Carioca 2023.
Leia em nosso site! ⬇️
🔗 https://t.co/asL3ScFtAb pic.twitter.com/9d6wfBPCkz
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 3, 2022
A posição, segundo o texto, teria sido decidida em reunião entre os dirigentes do clube e John Textor, acionista majoritário da SAF botafoguense. Os dirigentes estão em Londres para a excursão do Alvinegro que envolveu o amistoso deste sábado contra o Crystal Palace.
<[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIzajdjdER6biIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Na nota, o Botafogo alega que ‘não participará de acordo em que há obscuridade nas negociações, privilégios individuais e a manutenção de um modelo histórico que prejudica o futebol brasileiro’. Além disso, afirma que o acordo de transmissão pretendido pela Ferj seria ‘incoerente com o que o clube pensa para o futuro’.
O Vasco havia divulgado na sexta-feira que não assinaria o contrato de transmissão dos direitos do Carioca 2023. O Gigante da Colina afirmou que o acordo beneficiaria principalmente o Flamengo, que receberia uma cota maior de TV dos jogos do estadual do que os rivais.
No acordo previsto e divulgado pelo jornal Extra, o Rubro-Negro teria o dobro das cotas de vascaínos e botafoguenses, recebendo R$ 18 milhões da venda dos jogos contra R$ 9 milhões para os dois rivais. O Fluminense também se inclinou com a decisão de não assinar o contrato por conta da divergência dos valores que teria a receber.
O Fla já teria se acertado quanto ao acordo, mas a resistência de seus outros rivais pode colocar os planos de venda dos jogos do Carioca em perigo, já que há duas emissoras abertas (SBT e Band) querendo adquirir a exibição do certame.
Confira a nota do Botafogo sobre a questão dos direitos de transmissão dos jogos do Carioca (extraída do site oficial do clube)
Em reunião de diretoria com a presença do acionista majoritário John Textor, neste sábado (3), em Londres, o Botafogo decidiu não assinar o modelo comercial proposto pela FERJ para a transmissão do Campeonato Carioca de 2023 e vai oficializar a decisão à entidade nas próximas horas.
1. O futebol brasileiro vive um momento de profundas discussões sobre a constituição de uma Liga sob um novo modelo e fórmula de distribuição de receitas que incentive a chegada de investidores, corrija distorções, gere o equilíbrio esportivo e aumento da competitividade – para benefício de todo o ecossitema.
2. O Botafogo não vai aceitar participar de um acordo em que há obscuridão nas negociações, privilégios individuais e a manutenção de um modelo histórico que tanto prejudica o futebol no país. É incoerente com o que pensamos para o futuro e certamente uma decisão que contraria as melhores práticas.
3. O Botafogo lamenta a condução do processo e defende que os clubes se unam em prol de interesses coletivos, e que seja sempre esse o pilar fundamental de todas as decisões.
4. Diante disso, o Botafogo planeja o início de temporada visando administrar a utilização do elenco da maneira mais benéfica com foco na preparação para a Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileiro. Isso significa que o Botafogo vai disputar o Carioca e também viajar aos Estados Unidos para importantes jogos preparatórios contra times da MLS e da América do Sul.

