Copa do Mundo: Brasil perde para uma seleção africana pela primeira vez em Mundiais
Derrota para Camarões nesta sexta-feira (2) foi a primeira em oito partidas que fez contra seleções da África na história da competição
Tim Nwachukwu/Getty Images
O Brasil tomou nos acréscimos do segundo tempo o gol da derrota por 1 a 0 para Camarões nesta sexta-feira (2) pela última rodada da primeira fase da Copa do Mundo 2022. Um gol que não apenas fez os brasileiros não terminarem a fase com 100% de aproveitamento e sem marcar gols, mas também foi responsável por quebrar uma marca da Seleção
A derrota para os Leões Indomáveis foi a primeira do Brasil para times africanos na história das Copas. Em oito partidas (contando com o duelo desta sexta-feira), a equipe pentacampeã do mundo havia vencido todos os sete jogos anteriores contra seleções da África.
Essa foi a primeira derrota do Brasil contra seleções africanas na Copa do Mundo:
1974 – 🇧🇷 3×0 🇨🇩 (na época, a RD Congo era o Zaire)
1986 – 🇧🇷 1×0 🇩🇿
1994 – 🇧🇷 3×0🇨🇲
1998 – 🇧🇷 3×0🇲🇦
2006 – 🇧🇷 3×0🇬🇭
2010 – 🇧🇷 3×1 🇨🇮
2014 – 🇧🇷 4×1 🇨🇲
2022 – 🇧🇷 0x1 🇨🇲— José Antonio Lima (@zeantoniolima) December 2, 2022
Ao todos, foram 20 gols marcados contra equipes africanas e, já contando com a partida desta sexta, sofreu seu terceiro gol diante das equipes do continente. Uma história que começa desde 1974, quando houve o primeiro encontro entre brasileiros e times da África.
Em 1974, também na primeira fase, o Brasil encarou Zaire (hoje República Democrática do Congo) na rodada final de seu grupo. Pressionado por empates com Iugoslávia e Escócia, a Seleção precisava vencer para poder avançar de fase, e o conseguiu, derrotando os zairenses por 3 a 0.
Camarões foi a única seleção africana com a qual a seleção brasileira jogou mais de uma vez em Copas do Mundo. Nas duas vezes anteriores (1994 e 2014), venceu as partidas contra os camaroneses. Na Copa dos EUA, venceu por 3 a 0 e, no evento realizado em solo brasileiro, saiu com a vitória por 4 a 1.
Argélia (1986), Marrocos (1998), Gana (2006) e Costa do Marfim (2010) foram as outras seleções da África que o Brasil enfrentou na Copa do Mundo, triunfando em todas estas partidas.

