Brasileirão Série A 2023 terá seis técnicos portugueses; veja todos
Quase um terço dos treinadores da competição no ano que vem serão portugueses
Cesar Greco / Agência Palmeiras
Se alguns pensavam que o fenômeno dos técnicos portugueses no Brasil iria passar após um tempo, as ações dos clubes do Brasileirão Série A para o ano que vem mostra que estes se enganaram. Isso porque no ano que vem, quase um terço dos treinadores da elite nacional serão de treinadores nascidos em Portugal.
Três deles já estavam no país em 2022, sendo que dois seguem seus trabalhos e outro trocou de equipe para o ano que vem. Nesta semana, mais três foram anunciados.
Veja quem são os seis técnicos portugueses do Brasileirão Série A 2023
Abel Ferreira – Palmeiras
O treinador está no Palmeiras desde novembro de 2020 e se tornou ídolo do clube com dois títulos de Libertadores, um de Copa do Brasil e um Brasileirão neste ano. Ele segue no clube e tem contrato ativo até o fim de dezembro de 2024.
Luís Castro – Botafogo
O técnico foi uma disputa do Botafogo com o Corinthians no início de 2022, mas fechou para comandar o projeto de John Textor no clube. Após vários questionamentos, conseguiu dar uma sequência positiva ao time no segundo semestre, não correu riscos e vai disputar a Sul-Americana com o time carioca em 2023.
Vítor Pereira – Flamengo
Treinador do Corinthians em 2022, ele deixou o clube alegando problemas familiares relacionados a uma grave doença de sua sogra. Porém, duas semanas depois, fechou contrato com o Flamengo e será anunciado como o novo treinador da equipe.
Renato Paiva – Bahia
Anunciado pelo Bahia, o português já tem experiência na América do Sul, já que comandou o Independiente del Valle por dois anos e conseguiu destaque, o que chamou a atenção do time baiano. Terá sua primeia aventura no futebol brasileiro.
Ivo Vieira – Cuiabá
O Cuiabá trocou de português. O técnico do clube era António Oliveira, que manteve o time na elite do Brasileirão, mas não seguiu para 2023. Com isso, o time buscou o ex-treinador do Gil Vicente, que terá sua primeira experiência na América do Sul.
Pedro Caixinha – Red Bull Bragantino
O último a ser anunciado foi Pedro Caixinha, que será o comandante do projeto Red Bull no país a partir de 2023. Ele tem experiência no futebol latino-americano, especialmente no México, onde fez a maior parte de sua carreira.

