Cariocão 2023: Cria do Bahia e mais nove são contratados pela Portuguesa
Gilmar Lima assinou contrato com o clube carioca até abril de 2023. Atacante foi destaque do Tricolor de Aço no Brasileirão Sub-20
Divulgação/ Bahia
A Portuguesa da Ilha oficializou a contratação de dez reforços para a temporada 2023. A diretoria agiu nos bastidores do mercado da bola para atender aos pedidos do técnico Felipe Surian que comandará o clube pelo segundo ano consecutivo no Campeonato Carioca.
O Torcedores.com apurou que a contratação mais importante realizada pela Portuguesa neste fim de ano é o atacante Gilmar Lima, de 21 anos, que estava no Bahia. Ele assinou contrato com o clube carioca até o dia 10 de abril, quando se encerra o Cariocão 2023.
O acordo prevê a extensão do vínculo até o fim da próxima temporada. O aditivo contratual só será acionado pela diretoria caso o jogador cumpra metas pré-estabelecidas no ato da assinatura do vínculo.
A temporada de Gilmar Lima
Jogos: 19
Titular: 12
Reserva utilizado: 7
Gols marcados: 5
Assistências: 1
Minutos em campo: 1035
Esse tipo de procedimento é praxe na Portuguesa. O clube passou a adotar esses gatilhos a fim de motivar os jogadores, principalmente, os atletas com grande potencial de mercado como é o caso de Gilmar Lima.
Cria das divisões de base do Nova Iguaçu, Gilmar Lima é da geração que revelou lateral-esquerdo Ramon e o atacante Vítor Gabriel, ambos do Flamengo. O primeiro será emprestado ao Sporting Braga, de Portugal, enquanto o segundo acertou sua ida para o Ceará em 2023.
Além do Fortaleza, Gilmar Lima soma passagens pelas equipes de base do Atlético Goianiense, Tupi e Bahia. Foi com a camisa do Tricolor Baiano que o atacante despertou o interesse da Portuguesa da Ilha.
Reforços da Portuguesa para 2023
Goleiros: João Lopes (Guarani) e Mota (Jacuipense)
Zagueiros: Gerson (Gornik Leczna)
Laterais: Yuri (FC Lugano)
Volantes: Charles (Retrô), Fernandes (Bashundhara) e Vinicius Kiss (Floresta-CE)
Meias: Anderson Rosa (Botafogo-PB) e Willian (Duque de Caxias)
Atacante: Edson Cairús (Floresta-CE), Gilmar Lima (Bahia) e Roney (Floresta-CE)
Ele foi um dos destaques do time na disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20. Gilmar Lima disputou 15 partidas, balançou as redes inimigas em uma oportunidade e fez uma assistência na sua trajetória no clube.
Ainda segundo apurou a reportagem, Gilmar Lima recebeu sondagens de outros clubes do futebol carioca quando já negociava com a Portuguesa. Ele foi procurado por Bangu, Boavista e Nova Iguaçu. No entanto, o atleta optou pelo projeto da Lusa.
A Portuguesa da Ilha terá o calendário cheio com quatro competições para disputar em 2023. Além do Campeonato Carioca, a Lusinha irá jogar a Copa Rio e a Série D do Campeonato Brasileiro onde tentará mais uma vez o acesso de divisão.

