Copa do Mundo: 15 jogadores do Brasil que podem estar novamente na próxima edição
Base da seleção brasileira em 2026 pode contar com diversos atletas que estiveram no Mundial do Catar em 2022
Divulgação / Lucas Figueiredo / CBF
A derrota do Brasil para a Croácia marcou o fim do ciclo de diversos jogadores na seleção. Nomes como Weverton, Daniel Alves e Thiago Silva, por exemplo, não estarão na 23ª edição da Copa do Mundo, que será disputada no Canadá, México e Estados Unidos daqui menos de quatro anos.
Por outro lado, devemos ter muitos atletas disputando sua 2ª ou até mesmo sua 3ª Copa seguida. Além da idade a questão técnica / concorrência irá influenciar numa possível convocação.
Confira aqueles que têm chances de disputar mais uma Copa do Mundo, separados por posições.
Goleiros
Alisson e Ederson estarão com 34 e 33 anos respectivamente em 2026. Em termos de idade ambos podem estar na próxima Copa do Mundo. Mas a concorrência é algo que pode influenciar nessa questão. Isso porque temos vários goleiros brasileiros se destacando no Brasil.
Zagueiros
Marquinhos tem tudo para seguir como pilar defensivo, ainda mais com a saída de Thiago Silva. Éder Militão, que não comprometeu na Copa, é outro que deverá seguir na seleção brasileira.
Já Bremer terá que vencer concorrência no setor, que promete ser intensa para o próximo ciclo. Tanto com jogadores que já fizeram parte do atual ciclo como de jovens zagueiros que estão despontando.
Meias
Dependendo do seu desempenho nos próximos anos e claro, da opção do próximo técnico, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá podem seguir na seleção brasileira.
Atacantes
Tite convocou nove jogadores para o atacante da seleção brasileira na Copa do Mundo. Em relação a idade a dúvida fica apenas em relação a Neymar. Aos 34 anos, o jogador chegou a declarar em 2021 que a Copa do Qatar poderia ser sua última.
Vinicius Junior e Rodrygo tem tudo para disputar a próxima competição com a camisa do Brasil. Antony, Gabriel Martinelli e Richarlison deixaram boas impressões e aparecem com grandes chances de seguir entre os convocados.
Por outro lado, Pedro, Gabriel Jesus e Raphinha vão depender muito mais da parte técnica. Apesar de terem idade para disputar até mesmo mais duas Copas eles terão que superar a concorrência no setor, que promete ser intensa.
Mais informações da seleção brasileira
Conforme citado no começo da matéria, a lista contempla jogadores que devem estar em condição física e técnica para disputar uma vaga na próxima Copa do Mundo. Por esse motivo não foi incluído nenhum dos laterais convocados para a Copa do Catar. Mas no meio de campo, tirando os atletas já citados, devemos ter uma grande renovação no setor.
Mas claro, tudo isso dependerá muito do próximo treinador escolhido pela CBF para o próximo ciclo.
A CBF reitera que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, não autorizou nenhuma pessoa (de dentro ou fora da confederação) a procurar qualquer treinador ou profissional do futebol para se juntar à Seleção Brasileira Masculina de Futebol.https://t.co/ojtYTBjvAg
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) December 12, 2022

