Copa do Mundo 2022: marca na fase de grupos só se repetiu quando o Brasil foi campeão
Seleção brasileira buscará se amparar em mística para tentar o tão sonhado hexacampeonato no Mundial do Catar
DOHA, QATAR - NOVEMBER 28: Brazil players line up for team photos prior to the FIFA World Cup Qatar 2022 Group G match between Brazil and Switzerland at Stadium 974 on November 28, 2022 in Doha, Qatar. (Photo by Clive Brunskill/Getty Images)
Com o tropeço de Portugal contra a Coréia do Sul no inicio da tarde de ontem (2), o Brasil teve a chance de ser a única seleção a ganhar as três partidas da fase de grupos. Contudo, a derrota inesperada para Camarões por 1 a 0, com gol de Aboubakar nos acréscimos do segundo tempo, fez com que nenhuma das 32 seleções da Copa do Mundo 2022 encerrasse a primeira fase com três vitórias. Ou seja, ninguém conseguiu os 100% de aproveitamento.
Mesmo que a seleção brasileira tenha perdido a partida desta sexta-feira, o torcedor passou a se abraçar numa mística que pode ser positiva para a nossa equipe. Afinal, somente em outras três oportunidades, a Copa do Mundo encerrou a sua fase de grupos sem um time conquistar as três vitórias: em 1958, em 1962 e em 1994. Portanto, nestas edições do Mundial, o Brasil levantou a taça.
Dessa forma, a Copa do Mundo 2022 do Catar é a primeira e única edição em que não tivemos ninguém com 100% de aproveitamento na fase classificatória pelo atual formato, com 32 seleções. Afinal, o Mundial terá 48 equipes a partir de 2026, no Canadá, Estados Unidos e México. E nas Copas anteriores citadas, vencidas pela seleção brasileira sem equipes com campanhas perfeitas na fase de grupos, os números de participantes eram distintos. Em 1958 na Suécia e em 1962 no Chile, eram apenas 16 os times que integravam o Mundial. Já a edição de 1994 em solo norte-americano foi a última que contou com 24 países.
Brasil pode ganhar a Copa do Mundo pela primeira vez sem ser invicto
Entretanto, se esta mística pode ser positiva para a seleção brasileira, a equipe de Tite terá que superar uma outra situação inédita na Copa do Mundo 2022. Nas cinco campanhas em que o Brasil foi campeão, jamais o escrete canarinho perdeu jogos. Ou seja, se o hexa vier no Catar, será o primeiro título não-invicto. Aliás, em outras duas edições do torneio não vencidas pelo nosso país, terminamos sem ser derrotados, apesar de não levantarmos a taça: 1978 e 1986. Por fim, jamais o Brasil havia perdido para equipes africanas em Mundiais.

