Copa do Mundo 2022: relembre os dois confrontos entre Brasil e Croácia na competição
Último encontro ocorreu há oito anos durante a abertura do Mundial 2014
SAO PAULO, BRAZIL - JUNE 12: Neymar of Brazil controls the ball against Nikica Jelavic (L) and Ivan Perisic of Croatia (R) during the 2014 FIFA World Cup Brazil Group A match between Brazil and Croatia at Arena de Sao Paulo on June 12, 2014 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Warren Little/Getty Images)
Brasil x Croácia se enfrentam nesta sexta-feira (09), às 12h (horário de Brasília), no Estádio Cidade da Educação, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo. Ao longo da história dos Mundiais, as duas seleções só se enfrentaram duas vezes, a última delas, na abertura da competição em 2014.
O Brasil estreou na Copa do Mundo 2014 com vitória de virada por 3 a 1 sobre os croatas, na Arena Corinthians, atualmente batizada de Neo Química Arena. A seleção até então comandada por Felipão levou um grande susto com 11 minutos de bola rolando, quando o lateral-esquerdo Marcelo fez gol contra. Ainda no primeiro tempo, Neymar disparou chute de fora da área e deixou tudo igual.
A equipe brasileira ficou mais confortável em campo após o empate e conseguiu a virada aos 26 minutos do segundo tempo, com Neymar cobrando polêmico pênalti. O árbitro interpretou que o zagueiro Lovren, que segue como titular dos croatas, derrubou Fred. Nos acréscimos, Oscar, de trivela, fechou o placar.
Daquele jogo, os únicos remanescentes no plantel brasileiro são: o lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro Thiago Silva e o atacante Neymar. Os dois últimos serão titulares nesta sexta-feira.
Primeiro encontro entre Brasil x Croácia em Copas ocorreu em 2006
Curiosamente, também na primeira rodada, a seleção brasileira enfrentou os croatas logo na primeira rodada da fase de grupos da edição 2006, disputada na Alemanha. E o jogo foi duríssimo. O meia Kaká, com um belo chute de fora da área no fim do primeiro tempo, fez o gol da vitória do Brasil.
No geral, o último encontro entre Brasil x Croácia ocorreu em amistoso antes da Copa do Mundo de 2018. A equipe sul-americana levou a melhor com triunfo por 2 a 0, com gols de Neymar e Roberto Firmino.

