Home Futebol Copa do Mundo 2022: Suárez relembra pênalti cometido em 2010 e se recusa a pedir desculpas

Copa do Mundo 2022: Suárez relembra pênalti cometido em 2010 e se recusa a pedir desculpas

Jogador cometeu pênalti na prorrogação, impediu gol de Gana, e viu o Uruguai se classificar nos pênaltis

Por Matheus Camargo em 01/12/2022 10:04 - Atualizado há 2 anos

Divulgação / Uruguai

Um dos lances mais emblemáticos da história da Copa do Mundo foi protagonizado por Luis Suárez em 2010, quando o camisa 9 do Uruguai, para evitar o gol de Gana, nas quartas de final, espalmou uma finalização em cima de sua linha, cometeu pênalti, foi expulso, mas viu Asamoah Gyan acertar o travessão e salvar a equipe sul-americana. Nas penalidades, o Uruguai confirmou a classificação para a semifinal após Loco Abreu dar uma cavadinha na última cobrança.

Agora, Uruguai e Gana voltam a se enfrentar em uma Copa do Mundo 12 anos depois, mas em situação distinta. Na última rodada da fase de grupos, a equipe africana está em vantagem e pode empatar com o Uruguai para avançar de fase e pegar o Brasil nas oitavas. A seleção sul-americana precisa vencer para ir ao mata-mata.

Em entrevista coletiva antes do duelo decisivo, que tem sido tratado como “acerto de contas” por 2010, Luis Suárez respondeu que não deve pedir desculpas a ninguém, já que não foi ele quem perdeu o pênalti naquela ocasião.

“Não tenho que pedir desculpas. Peço desculpas se machuco um jogador, mas, nessa situação, eu coloquei a mão na bola, levei um cartão vermelho e o jogador de Gana perdeu o pênalti”, disse Suárez, que ainda seguiu.

“A culpa não é minha. Não perdi o pênalti. Não é minha responsabilidade.”

Quem se classificar deve pegar o Brasil

Se o Uruguai vencer Gana na sexta-feira, pode ser o adversário do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo. Basta a seleção brasileira empatar com Camarões na última rodada de seu grupo. O Uruguai não tem mais chances matemáticas de ser líder do grupo.

Porém, neste momento, a vaga seria de Gana, que é a segunda colocada e pode até ser primeira. Para isso, precisa vencer o Uruguai e torcer para Portugal perder para a Coreia do Sul na outra partida do grupo. Ainda assim, teria que tirar uma diferença de três gols no saldo. A tendência é que Gana ou Uruguai encarem o Brasil no mata-mata.

Exit mobile version