Copa do Mundo: após eliminação histórica, técnico da Bélgica deixa a seleção
“Geração de Ouro” não fez jus ao nome e se despediu do Catar ainda na fase de grupos
Francois Nel/Getty Images
Não teve jeito para a Bélgica. Por conta do empate por 0x0 contra a Croácia nesta quinta-feira (01), a seleção comandada pelo técnico Roberto Martinez foi eliminada da Copa do Mundo 2022.
O treinador, inclusive, é o primeiro a se despedir da equipe. Em entrevista após a partida, confirmou que o duelo de hoje foi o último à frente dos belgas. Ainda, afirmou que essa decisão já havia sido tomada antes mesmo do início do Mundial.
Apesar da eliminação precoce na Copa do Mundo, Martinez acredita que a seleção sai “de cabeça erguida”. “Não tenho arrependimentos. Acho que está muito claro que, hoje, fomos nós. Nós vencemos o primeiro sem termos sido nós mesmos. No segundo, nós tivemos uma derrota merecida porque não estávamos prontos. Hoje, estávamos prontos. Criamos muitas, muitas chances”, explicou.
Cotada como uma das favoritas ao título no Catar, a última aparição em Mundiais da “Geração de Ouro” belga foi decepcionante. No Grupo F, teve muitas dificuldades na estreia contra o modesto Canadá. Apesar de vencer por 1×0, o goleiro Thibaut Courtois precisou defender um pênalti e trabalhar bastante ao logo do confronto. Na segunda rodada, a seleção estava irreconhecível e perdeu por 2×0 para o Marrocos.
A Bélgica dependia de si mesma para chegar às oitavas de final da Copa, bastando apenas derrotar a Croácia. Muitas chances foram criadas, principalmente pelo centroavante Lukaku, mas as redes não foram balançadas.
Martinez era técnico da seleção desde 2016. Agora, os europeus precisam de um novo treinador para comandar esse período de transição que a equipe passará. O primeiro desafio começa em março do ano que vem, com o início das Eliminatórias para a Eurocopa.

