Copa do Mundo 2022: Saiba o motivo da camisa da Croácia ser quadriculada
O confronto entre Brasil e Croácia está marcado para a próxima sexta-feira (9), às 12 horas, no Estádio Cidade da Educação
Julian Finney/Getty Images. - Croácia
Após golear a Coréia do Sul por 4 a 1, o Brasil tem pela frente um confronto contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022. Já pegou se perguntando por que a camisa do novo adversário da seleção brasileira é quadriculada? Para responder o questionamento, o Torcedores.com foi em busca da história da camisa croata.
O uniforme inusitado da Croácia em um chamativo desenho xadrez, em vermelho e branco, deu o que falar desde a primeira participação do país em um torneio internacional, a Eurocopa de 1996. Não só a camisa quadriculada que teve destaque. A seleção apresentou um bom futebol e ficou entre as oito melhores, naquela, até então, inédita participação.
O uniforme da seleção faz referência ao “Brasão das armas Croatas” que fica no centro da bandeira da Croácia, que tamém tem três listras horizontais em azul, o branco e o vermelho. O xadrez em vermelho e branco é um paixão do povo croata e um dos componentes mais fortes da identidade do país.
De acordo com o site Esporte Fera, o xadrez da Croácia tem origem controversa e formas de três explicações.
Croácia elimina o Japão nos pênaltis; veja os gols das oitavas da Copa do Mundo https://t.co/1omibPkasy pic.twitter.com/Fc5iQ1sAF5
— Torcedores.com (@Torcedorescom) December 5, 2022
Etnias da população: A população croata é composta por duas etnias, e as cores representam elas: a Croácia Vermelha e a Croácia Branca.
Lenda de rei croata: A lenda conta que o rei Drzislav foi desafiado pelo governante de Veneza, Pedro II Orseolo, em uma guerra pelo controle da Dalmácia, uma região croata. Os dois compartilhavam uma paixão pelo xadrez e quem conquistasse o desafio ganharia liberdade. Drzislav venceu e decidiu eternizar o xadrez como símbolo de sua vitória.
Homenagem à flor Fritillaria: A flor tem as pétalas quadriculadas e é comum naquela região da Europa e isso também e remetido ao quadriculado da Croácia.
Classificação do Brasil
Com gols de Vinícius Júnior, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá, a seleção brasileira goleou a Coreia do Sul por 4 a 1, nesta segunda-feira (5), pelas oitavas de final. Já a Croácia venceu o Japão nos pênaltis, após empatar em 1 a 1 no tempo normal.
O confronto entre Brasil e Croácia está marcado para a próxima sexta-feira (9), às 12 horas, no Estádio Cidade da Educação. O vencedor pega nas semifinais quem avançar no embate da Holanda contra a Argentina.

