Copa do Mundo: técnico do Japão elogia seleção e diz que cobradores de pênaltis foram definidos pelo elenco
Moriyasu apostou na democracia para enfrentar seleção europeia nas oitavas de final; Japão foi eliminado nos pênaltis
AL WAKRAH, QATAR - DECEMBER 05: Hajime Moriyasu, Head Coach of Japan, acknowledges the fans after the team's defeat during the FIFA World Cup Qatar 2022 Round of 16 match between Japan and Croatia at Al Janoub Stadium on December 05, 2022 in Al Wakrah, Qatar. (Photo by Julian Finney/Getty Images)
Com uma campanha surpreendente na fase de grupos da Copa do Mundo, o Japão sucumbiu diante da Croácia nos pênaltis, nesta segunda-feira (5). Os nipônicos perderam três cobranças com Minamino, Mitoma e Yoshida. Apesar da eliminação nas oitavas de final, o técnico Hajime Moriyasu exaltou a campanha e forneceu maiores detalhes sobre a escolha dos cobradores.
“Eu perguntei aos jogadores, para decidirem por eles mesmos. Claro que alguns deles poderiam marcar os pênaltis, outros poderiam não marcar. Mas os jogadores tentaram diante de uma pressão imensa e eu gostaria de elogiar o esforço deles”, explicou.
O Japão apresentou um futebol acelerado e competitivo neste mundial. No duelo contra os croatas, os japoneses obtiveram melhores chances e abriram o placar com Maeda, mas os vice-campões mundiais demonstraram maior maturidade e igualaram com Perisic.
O herói da partida foi o goleiro Livakovic da Croácia, que segurou as três cobranças do Japão. Com a vitória, os europeus avançam para as quartas de final e terão um embate com a seleção brasileira, que triunfou sobre a Coreia do Sul por 4 a 1. O jogo está marcado para a próxima sexta-feira ao meio dia, no horário de Brasília.

