Copa do Mundo: veja quantas seleções foram bicampeãs
França está na semifinal da competição e pode repetir o feito obtido apenas duas vezes
Ryan Pierse/Getty Images
Em jogo emocionante neste sábado (10), a França venceu a Inglaterra por 2×1 nas quartas de final da Copa do Mundo 2022. Os Bleus marcaram com Tchouaméni e Giroud, enquanto Harry Kane anotou o gol britânico.
Com o resultado, os atuais campeões estão na semifinal. Um vencedor da edição anterior não chega tão longe desde 1998, com o Brasil. Ainda, os comandados por Didier Deschamps podem repetir outro feito que não ocorre há 60 anos: um bicampeonato mundial.
Desde o início da Copa do Mundo em 1930, apenas Itália e Brasil conseguiram faturar a Taça duas vezes consecutivas. A Azzurri levou o título em 1934 e 1938, em um contexto da Europa tomada por ideias fascistas e às vésperas da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). No primeiro campeonato, disputado na “Terra da Bota”, o ditador Benito Mussolini se aproveitou do futebol para fazer propagandas políticas. Apesar de nenhuma compra de resultado ter sido comprovada até hoje, o torneio foi marcado por uma série de erros de arbitragem que favoreceram os donos da casa.
A última bicampeã da Copa foi a seleção brasileira de 1958 e 1962. Na primeira oportunidade, Garrincha, Zagallo e outros grandes jogadores, como o jovem Pelé, bateram o país sede, Suécia, na final. Na competição seguinte, o Rei do Futebol se lesionou logo na estreia da Canarinho e não atuou mais no torneio. Sem camisa 10, sem problema: a Amarelinha derrotou a antiga Tchecoslováquia na decisão e ficou com o troféu no Chile.
Com a vitória sobre a Inglaterra, a França está na semifinal do Mundial do Catar e enfrentará o surpreendente Marrocos. O duelo ocorrerá nesta quarta-feira (14), às 16h, e a seleção que se sair melhor terá Argentina ou Croácia na grande final, marcada para o próximo domingo (18), às 12h.

