Copa do Mundo 2022: não tem sido bom negócio ter os goleiros com mais defesas; entenda
9 dos 10 arqueiros mais acionados no Mundial são de seleções já eliminadas no Catar
DOHA, QATAR - DECEMBER 04: Wojciech Szczesny of Poland looks on during the FIFA World Cup Qatar 2022 Round of 16 match between France and Poland at Al Thumama Stadium on December 04, 2022 in Doha, Qatar. (Photo by Laurence Griffiths/Getty Images)
Uma das estatísticas que mais chama a atenção na Copa do Mundo 2022 é dos goleiros com mais defesas. Do Top-10 da lista divulgada pelo SofaScore, nove deles já não participam do Mundial do Catar, seja por eliminação ainda na fase de grupos ou nas oitavas de final, encerrada na última terça-feira.
Ninguém mais fez tantas defesas na Copa do Mundo 2022 quanto Wojciech Szczęsny, goleiro da Polônia, que não resistiu ao poderio da atual campeã mundial França no mata-mata. Apontado por muitos como o melhor da posição no Mundial, o camisa 1 praticou nada menos do que 23 defesas em quatro jogos disputados, média muito próxima de seis por partida. Duas delas foram em batidas de pênaltis de Messi (derrota para a Argentina) e Al Dawsari (vitória sobre a Arábia Saudita), ambas na fase de grupos.
Quem chega mais perto em número de intervenções é Milinkovic-Savic, goleiro da Sérvia, que caiu ainda na fase de grupos. O atleta se destacou com boas defesas contra o Brasil na estreia do Mundial. Nos três jogos da curta campanha, ele fez 16 defesas.
Noppert, da Holanda, é o “intruso”, com 15 defesas sendo o terceiro na lista. A Laranja Mecânica está invicta e faz nesta sexta-feira, às 16h (horário de Brasília), as quartas de final da Copa do Mundo 2022 contra a Argentina.
Entre os menos acionados, destaca-se Alisson, da seleção brasileira, com apenas cinco defesas em três jogos. O curioso é que as primeiras intervenções ocorreram na goleada sobre a Coreia do Sul (4 a 1), na última segunda-feira, pelas oitavas de final. O experiente goleiro é um dos trunfos do Brasil rumo ao hexacampeonato mundial.
Veja abaixo o Top-10 dos goleiros com mais defesas na Copa do Mundo 2022:
W. Szczesny (Polônia)- 23 defesas
V. Milinkovic-Savic (Sérvia) – 16 defesas
A. Noppert (Holanda) – 15 defesas
S. Gonda (Japão) – 15 defesas
M. Al-Owais (Arábia Saudita)- 15 defesas
Y. Sommer (Suíça) – 12 defesas
M. Ryan (Austrália) – 12 defesas
K. Navas (Costa Rica) – 11 defesas
S. Kim (Coreia do Sul)- 11 defesas
L. Atin (Gana) – 10 defesas

