Croácia elimina o Japão nos pênaltis; veja os gols das oitavas da Copa do Mundo
Após empate no tempo normal e na prorrogação, croatas levaram a melhor nas penalidades e avançaram às quartas de final do Mundial
AL WAKRAH, QATAR - DECEMBER 05: Croatia players celebrate after winning the penalty shoot out during the FIFA World Cup Qatar 2022 Round of 16 match between Japan and Croatia at Al Janoub Stadium on December 05, 2022 in Al Wakrah, Qatar. (Photo by Elsa/Getty Images)
Japão x Croácia se enfrentaram nesta segunda-feira, no Estádio Al-Janoub, em duelo das oitavas de final da Copa do Mundo. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e também na prorrogação, os croatas levaram a melhor na decisão por pênaltis com vitória por 3 a 1, com gols de Nikola Vlasic, Marcelo Brozovic e Mario Pasalic. Takuma Asano descontou para os nipônicos.
O herói croata foi o goleiro Livakovic, que defendeu três cobranças de pênaltis de Takumi Minamino, Kaoru Mitoma e Maya Yoshida. Marko Livaja desperdiçou uma das quatro cobranças dos europeus, mas isso não fez a diferença.
Os gols do tempo normal
O primeiro tempo foi morno com poucas chances de gol. A Croácia tomou mais a iniciativa nos primeiros minutos de bola rolando, mas parou no forte esquema defensivo montado pelo técnico Hajime Moriyasu.
O Japão abriu o placar aos 43 minutos. Após bola lançada dentro da área, o atacante Maeda aproveitou bate-rebate para mandar para o gol.
A Croácia empatou aos 9 minutos da etapa final. Após cruzamento preciso de Lovren, o centroavante Perisic se antecipou à marcação e testou para o gol.
A atual vice-campeã mundial Croácia seguiu às quartas de final e aguarda o vencedor do duelo entre Brasil x Coreia do Sul, que jogam hoje às 16h (horário de Brasília), no 974 Stadium. O time croata sabe que entrará em campo na próxima sexta-feira, às 12h (horário de Brasília), no Estádio da Cidade da Educação.
FICHA TÉCNICA: Japão x Croácia
Data: 5 de dezembro de 2022, segunda-feira
Local: Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah (QAT)
Horário: Às 12h (De Brasília)
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Assistentes: Corey Parker (EUA) e Kyle Atkins (EUA)
Var: Nicolas Gallo (COL)
JAPÃO: Gonda; Tomiyasu, Yoshida e Tanigushi; Ito, Endo, Morita e Nagatomo; Doan, Maeada e Kamada. Técnico: Hajime Moriyasu
CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Barisic; Brozovic, Modric e Kovacic; Kramaric, Bruno Petrovic e Perisic. Técnico: Zlatko Dalić

