F1: circuito de Barcelona pode passar por modificação em 2023
Administração do autódromo busca aumentar o número de ultrapassagens na próxima edição do GP da Espanha
BARCELONA, SPAIN - MAY 22: Lando Norris of Great Britain driving the (4) McLaren MCL36 Mercedes leads Daniel Ricciardo of Australia driving the (3) McLaren MCL36 Mercedes during the F1 Grand Prix of Spain at Circuit de Barcelona-Catalunya on May 22, 2022 in Barcelona, Spain. (Photo by Mark Thompson/Getty Images)
O Circuito de Barcelona-Catalunha poderá passar por uma modificação para o Grande Prêmio da Espanha, que será realizado do dia 2 ao 4 de julho, de 2023. A possível reforma terá como objetivo ampliar as ultrapassagens, algo que é questionado pelos fãs da Fórmula 1.
De acordo com rumores, a última chicane, que antecede a entrada dos boxes, poderá ser removida no próximo ano. A curva foi projetada em 2007 e faz parte de um pacote de segurança que começou a ser implantado em 1994, após as mortes de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no Grande Prêmio de San Marino, realizado em Ímola.
O possível projeto prevê uma maior velocidade no setor. Com a ausência da chicane não existiria uma redução brusca, o que possibilitaria maiores ultrapassagens. Vale lembrar que qualquer alteração em circuito precisa de aprovação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Em entrevista ao “GPBlog”, o porta-voz do circuito afirmou que a entidade não encontrará obstáculos no traçado do autódromo, independente da modificação do projeto.

