F1: engenheiro chefe da Red Bull descarta “cópias” de carros em 2023
Confira declarações de Paul Monaghan sobre novidades na categoria
Criador: Buda Mendes | Crédito: Getty Images Direitos autorais: Getty Images / Red Bull Content Pool
Paul Monaghan é o chefe de engenharia da Red Bull e o maior encarregado para o desempenho dos veículos para as temporadas. Porém, garantiu em entrevista que a equipe não seguirá o conceito do RB18 em 2023, inclusive, vê o caminho como natural, enquanto Aston Martin mantém cautela sobre o teto de gastos, confira detalhes.
Red Bull na temporada de 2023
A primeira temporada seguindo o novo regulamento técnico da Fórmula 1 se provou um sucesso para a Red Bull. Se a Mercedes havia provado grande eficiência nos oito títulos anteriores antes de perder para a RB, os taurinos conseguiram 16 corridas de 21 disputadas este ano.
Assim sendo, é natural que o RB18 tenha marcado um patamar importante para a próxima temporada. Paul Monaghan acredita que as equipes irão copiar alguns dos atributos do carro de 2022, e podem gerar algumas coisas iguais, mas garante que não haverá clones.
Em entrevista disse: “as regras de design são um pouco restritas, já que os carros são bem similares e nossa liberdade é menor em relação a anos anteriores. De forma simplista, não. Não acredito que os carros terão uma aparência idêntica”.
Ainda acrescentou: “acho que ainda não chegamos a esse ponto. As regras determinam o formato, muito mais do que faziam antes. Mas, existem algumas diferenças, particularmente se você olhar para os carros de Mercedes, Ferrari e Red Bull, existem diferenças significativas”.
Mudanças
Sobre o regulamento, garantiu: “teremos mudanças no regulamento para o ano que vem. Será que todos teremos a solução na primeira corrida do ano? Eu duvido, esse não parece ser o caminho do nosso esporte”.
Ainda, a Red Bull terá mudanças, pois afirmou: “então, acho que veremos diferenças nisso. Mas elas diferirão, em termos de magnitude, do que vimos em 2010, 2011, 2012 e daí em diante. Essa é a evolução do esporte. Então que seja”.

