Ministra da França detona postura de jogadores da Argentina na Copa do Mundo
Integrante do governo de Emmanuel Macron condenou o comportamento dos argentinos após a conquista do mundial
LUSAIL CITY, QATAR - DECEMBER 18: Emiliano Martinez of Argentina receives a yellow card from referee Szymon Marciniak after he attempted to disturb Randal Kolo Muani of France in the penalty shootout during the FIFA World Cup Qatar 2022 Final match between Argentina and France at Lusail Stadium on December 18, 2022 in Lusail City, Qatar. (Photo by Julian Finney/Getty Images)
A ministra de Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, se manifestou pela primeira vez desde a final da Copa do Mundo que terminou com o título da Argentina e reprovou o comportamento dos atletas adversários durante a comemoração da conquista.
“Me parece lamentável. Por mais que a nossa equipe da França tenha sabido perder com dignidade, a forma como a seleção argentina atuou depois da vitória não foi digna do jogo que vimos”, comentou a ministra à rádio RTL.
O maior alvo das reclamações foi em relação ao goleiro argentino Emiliano Martínez, que durante o recebimento do troféu de melhor goleiro da competição fez gesto obsceno. No vestiário, puxou coro “um minuto de silêncio”, provocando os franceses. Já na chegada a Buenos Aires para comemorar o tricampeonato com a torcida, o arqueiro tripudiou de Mbappé com boneco e caixão.
“Este Emiliano Martínez não se distingue. É bastante patético”, acrescentou Amélie.
“É simplesmente vulgar, inapropriado, realmente não condiz com a ocasião”, seguiu a ministra, que citou os argentinos como “vencedores deselegantes”.
Amélie concordou com a carta emitida pelo presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noël Le Graët, a Claudio Tapia, mandatário da Associação Argentina de Futebol (AFA), condenando os “excessos anormais” durante as comemorações.

