Presidente da La Liga rebate Vinicius Júnior após alerta sobre racismo: “Injusto”
Atacante fez cobrança após casos recorrentes de preconceito no Campeonato Espanhol
Divulgação - Real Madrid
Presente no duelo entre Valladolid x Real Madrid, pela La Liga, Vinicius Júnior, de forma lamentável, foi alvo de racismo. No momento em que caminhava próximo aos torcedores do time da casa, o brasileiro acabou sendo xingado, motivo pelo qual chegou a reagir, tendo em vista que chutou um dos objetos atirados em campo. Após o jogo, o camisa 20 alertou sobre a passividade que a La Liga trata os casos de racismo.
“Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a La Liga segue sem fazer nada… Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final a culpa é MINHA.”, escreveu.
Vinicius Junior sendo chamado de macaco pela torcida do Valladolid.
— Sala12 (@OficialSala12) December 31, 2022
Vini Jr segue sofrendo racismo regularmente na Espanha e nada acontece… Até quando?pic.twitter.com/A5BdE224Lk
Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a @LaLiga segue sem fazer nada…
— Vini Jr. (@vinijr) December 31, 2022
Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid.
No final a culpa é MINHA. 🤙🏿 pic.twitter.com/5ztuTjP4s6
Como resposta, Javier Tebas lamentou a postura de Vinicius Júnior em criticar a postura dos dirigentes do Campeonato Espanhol. Dessa forma, citando que existe uma preocupação em punir os casos de racismo, o mandatário máximo da La Liga acredita que o atacante não se aprofundou sobre a situação.
“A La Liga combate o racismo há anos. Vinicius Júnior, é injusto e não é verdade publicar que a La Liga não faz nada contra o racismo. Se informe melhor. Estamos à sua disposição para que todos juntos, possamos seguir na mesma direção.”, afirmou.
En @laliga llevamos años luchando contra el RACISMO. @vinijr es muy desafortunado,injusto y no es cierto publicar que "@laliga no hace nada contra el racismo, infórmate mejor.Estamos a tu disposición para que TODOS JUNTOS, vayamos en la misma dirección.👇https://t.co/60US2Gyk1h
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) December 31, 2022
Em nota oficial, a La Liga recordou que outros situações de racismo não foram ignoradas. Diante disso, o comportamento de ódio contra Vinicius Júnior será analisado pela Comissão Antiviolência e à Procuradoria de Crimes de Ódio do Campeonato Espanhol.
“La Liga continuará a liderar a luta contra o flagelo que é a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância no esporte, não só com palavras, mas também com ações, como demonstram as ações que têm sido expostas.“, destacou o comunicado.

