Home Futebol Seis times da Série A devem iniciar 2023 com técnicos portugueses

Seis times da Série A devem iniciar 2023 com técnicos portugueses

Legião de treinadores lusitanos na elite aumentará em relação ao início da temporada 2022

Por Rafael Alaby em 08/12/2022 22:43 - Atualizado há 3 anos

RIO DE JANEIRO, BRAZIL - OCTOBER 19: Vítor Pereira head coach of Corinthians looks on prior to the second leg match of the final of Copa do Brasil 2022 between Flamengo and Corinthians at Maracana Stadium on October 19, 2022 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Wagner Meier/Getty Images)

A elite do futebol brasileiro iniciará a próxima temporada com recorde de treinadores portugueses. Até o momento, quatro dos 20 clubes confirmaram profissionais nascidos no país europeu. No início da temporada 2022, eram apenas dois: Abel Ferreira, do Palmeiras, e Paulo Sousa, do Flamengo.

Abel Ferreira e Luís Castro seguirão, respectivamente no Palmeiras e Botafogo. O primeiro é o treinador mais longevo da Série A, tendo completado em novembro dois anos no cargo.

Anunciado na última terça-feira, Renato Paiva, que teve trabalho de sucesso nas categorias de base do Benfica, comandará o Bahia, que está de volta à elite e sob controle do Grupo City, que adquiriu 90% da SAF. Na América do Sul, Paiva teve passagem pelo Independiente del Valle, do Equador.

Já nesta quinta-feira, o Cuiabá anunciou Ivo Vieira, que substitui o compatriota António Oliveira, que não teve o contrato renovado. O novo treinador do Dourado estava no Gil Vicente-POR e acumula passagens por outros clubes lusitanos, casos de Vitória de Guimarães, Famalicão, Marítimo e Estoril.

O Red Bull Bragantino ficou perto de anunciar Pedro Caixinha para substituir Mauricio Barbieri, demitido na reta final do Brasileirão 2022. O português já passou por diversos países. Treinou Santos Laguna e Cruz Azul, ambos do México, Al Gharafa, do Catar, Rangers, da Escócia, Al Shabab, da Arábia Saudita, União de Leiria e Nacional, ambos de Portugal, e mais recentemente o Talleres, da Argentina. Se a contratação for confirmada será a primeira experiência de Caixinha no futebol brasileiro. No ano passado, ele esteve na mira do Fortaleza.

Vale lembrar que no primeiro dia de 2023, o Flamengo deve anunciar Vítor Pereira com contrato até o fim do ano. A contratação só ainda não foi oficializada porque ele tem vínculo com o Corinthians até o fim de dezembro.

Portugueses confirmados na Série A em 2023

Abel Ferreira (Palmeiras)

Luís Castro (Botafogo)

Renato Paiva (Bahia)

Ivo Vieira (Cuiabá)

Só faltam assinar

Vítor Pereira (Flamengo)

Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino)

Exit mobile version