Barcelona bate Girona e dispara na liderança da La Liga
No seu centésimo jogo, Pedri marca e Culés conquistam a vitória na luta pelo título
Créditos: Divulgação / Barcelona
Não foi uma das grandes atuações do Barcelona, mas mesmo assim jogaram o básico contra o Girona e venceram pelo placar de 1 a 0, no Estádio Montilivi, neste sábado (28). Em um campo adverso, Pedri foi para a rede, na sua partida de número 100 com a camisa do Barça, a revelação espanhol marcou o gol que deu a liderança isolada da competição, com isso abrindo seis pontos do vice-líder, Real Madrid.
Nada de gols na primeira etapa
Com a torcida empurrando, o Girona tentou surpreender o favorito Barça nos primeiros minutos, em uma jogada de Yan Coltou que se desequilibrou e bateu pra fora. Ele ainda pediu pênalti, mas o árbitro pediu para o jogador se levantar e mandou seguir o lance. Algum tempo depois, Castellanos tentou de bicicleta, mas mandou torto e sem direção.
Apenas por volta da meia hora, o Barcelona despertou para o jogo e já criava conclusões perigosas. Em uma mal saída de bola adversária, Ansu Fati interceptou o passe e bateu com a perna direita, mas saiu um pouco por cima do travessão.
A pressão barcelonista aumentou na reta final e em duas oportunidades quase que ia marcando. Na primeira, o Pedri dominou, mas jogou nas mãos do goleiro Gazzaniga. Na outra, Ansu Fati recebeu na frente, mas perdeu o domínio e o arqueiro adversário segurou, com isso terminando com o placar zerado.
Pedri decide e salva o Barcelona
O Barcelona retornou para o etapa complementar de outra maneira, agora mais agressivo no campo de ataque. Com menos de cinco minutos. Raphinha já tinha recebido na direita, mas mandou muito longe. No entanto, na segunda tentativa, a casa caiu para o modesto Girona. Em jogada bem trabalhada, a equipe tocou de pé em pé até o Jordi Alba, que na esquerda só tocou na medida em direção ao Pedri, que só teve o trabalho de empurrar na rede: 1 a 0.
O tempo foi passando e o Barcelona preferiu segurar a bola e administrar a vantagem, até a parte final do confronto. Diante disso, o Girona aumentou o sufoco, tentando surpreender e faltando três minutos para o término do tempo regulamentar, os donos da casa perderam uma chance incrível. Em cruzamento pela direita, Ivan Núnez de frente para a meta, mandou torto para o lado, desperdiçando a chance de deixar tudo igual.
A partir desse momento foi um abafa do time da casa nos momentos decisivos, mas pecava na falta de qualidade técnica e nos impedimentos. Em duas oportunidades, Valery Fernandez mandou uma bomba, mas o jogo já estava parado e na outra Stuani subiu e triscou de cabeça, Ter Stegen catou a bola. Desse modo, o placar se manteve e o Barcelona saiu com uma vitória suada, importantíssima para as pretensões do campeonato.
Sequência
Na primeira colocação, o Barcelona se mantém tranquilo com 47 pontos, seis a frente do seu rival, Real Madrid. O próximo compromisso será diante do Betis, nesta quarta-feira (1).

