Home Futebol Do Vasco ao Chelsea: conheça Andrey Santos, que vem brilhando pela seleção brasileira no Sul-Americano sub-20

Do Vasco ao Chelsea: conheça Andrey Santos, que vem brilhando pela seleção brasileira no Sul-Americano sub-20

O jovem volante se destacou pelo Cruzmaltino, foi vendido aos Blues e agora lidera a seleção brasileira na competição de base

Por Daniel Linhares em 27/01/2023 13:38 - Atualizado há 3 anos

Andrey Santos comemorando gol pela seleção brasileira no Sul-Americano sub-20, em

No dia 7 de janeiro de 2023, o Chelsea anunciou a contratação de Andrey Santos, que pertencia ao Vasco da Gama, por R$ 70 milhões. Já jogador do clube inglês, o volante está brilhando pela seleção brasileira no Sul-Americano sub-20, sendo o capitão da equipe e anotando dois gols no torneio.

Andrey tem sido muito elogiado por seus qualidades e comumente é classificado como um “meio-campista moderno”. Ainda no Vasco da Gama, o volante foi exaltado por ninguém menos que Juninho Pernanbucano, grande ídolo do Cruzmaltino. “É difícil encontrar um jogador aos 18 anos tão pronto como ele. Fisicamente ele é um monstro. Sem a bola, a participação dele é total”, disse o ex-jogador durante o podcast “Resenha Loading”.

Juninho chegou a afirmar que Andrey seria muito melhor do que ele próprio, já quem em comparação com o futebol apresentado na mesma idade, o ex-jogador não entregava “nem a metade”. Outro que elogiou o jovem foi Zé Ricardo, à época treinador do Vasco. “O Andrey tem uma visão muito além do setor onde a bola está. Faz uma leitura muito clara de posicionamento, tem atributos técnicos”, afirmou o ex-técnico do Cruzmaltino.

Andrey Santos chegou ao clube carioca aos 13 anos para o time de futsal, em 2011. No entanto, rapidamente se destacou e foi transferido para o futebol. Andrey seguiu brilhando e foi “escalando” as categorias de base até ser promovido ao elenco profissional, o que despertou a atenção de europeus, incluindo o Chelsea.

Os Blues tiveram que superar concorrência para contar com o jovem volante. A contratação de Andrey foi disputada com Manchester City e Newcastle, dois clubes e grande poderio financeiro. Por fim, os Leões Azuis levaram a melhor e assinaram com a joia da base vascaína.

Até o momento, o futebol apresentado por Andrey encantou até mesmo a imprensa internacional. O jornal espanhol AS classificou o volante como “assombroso” e chegou a compará-lo a Casemiro, volante da seleção brasileira e cinco vezes campeão da Champions League pelo Real Madrid. Na mídia inglesa, o site “The Athletic” considerou o jogador como “empolgante”.

Enquanto não estreia pelo Chelsea, Andrey Santos lidera o Brasil na disputa do Sul-Americano sub-20. No momento, a seleção brasileira é líder do Grupo A e já está classificada para o hexagonal final da competição. O próximo compromisso será diante do Paraguai, vice-líder do grupo, que tem a mesma pontuação mas perde por critérios de desempate. O Brasil não vence o Sul-Americano sub-20 desde 2011 e não conquista a vaga para o Mundial há quatro edições em sequência.

Exit mobile version