Home Futebol Palmeiras hoje: um terço do elenco de 2023 tem formação na base do clube

Palmeiras hoje: um terço do elenco de 2023 tem formação na base do clube

Verdão promove sete jovens para a temporada e chega a dez jogadores formados na base em um elenco de 30 atletas

Por Daniel Linhares em 04/01/2023 13:07 - Atualizado há 3 anos

Endrick, um dos dez jogadores do elenco que são formados nas categorias de base do clube. (Foto de Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras começa 2023 mostrando que vai cumprir o projeto de dar mais espaço para a base em seu elenco profissional. Sem contratar reforços até o momento, o plantel do clube alviverde que realiza pré-temporada conta com 30 jogadores, sendo que dez deles são formados na base do Verdão.

Dos dez representantes das Crias da Academia, o goleiro Vinicius Silvestre e a dupla de volantes, Danilo e Gabriel Menino, já atuam no profissional há mais tempo. Por outro lado, os outros sete jovens são novidades para a temporada.

Neste ano, o zagueiro Naves, o lateral-direito Garcia, o lateral-esquerdo Vanderlan, o volante Fabinho, o meia Jhon Jhon e os atacantes Endrick e Giovani, foram promovidos definitivamente. Dois eles, Vanderlan e Endrick, eram integrantes do chamado “grupo de apoio”, que intercala entre o sub-20 e o profissional, a depender da necessidade.

Uso da base em 2023 era projetado por Palmeiras e Abel Ferreira

A quantidade relevante de jogadores da base mostra que o plano de Abel e do Palmeiras sendo colocado em prática. Depois da conquista do Brasileirão 2022, o técnico português deu entrevista apontando que o Verdão não iria em busca de reforços.

“Os moleques são o futuro do clube. Ouço o ruído, sobretudo na internet, de que temos de contratar e, na verdade, não temos que contratar ninguém. (…) Desde já, vos digo que se contratarmos, veja bem, se contratarmos, vamos trazer um ou dois (reforços)”, afirmou Abel na ocasião.

O técnico português seguiu e ressaltou a importância de valorizar o trabalho feito pelo Verdão nas categorias de base. Nos últimos anos, o alviverde paulista investiu nas categorias de formação e tem conquistado diversos títulos, além de captar jovens de outros clubes.

“Vamos valorizar o que está sendo feito, vamos valorizar a Academia. Nos criticam que não utilizamos a Academia, o que é falso, mentira. Vamos fazer poucas mexidas, para não dizer nenhuma, porque valorizamos o trabalho que é feito no clube, não só pelo treinador, mas por todos. Esse é o futuro do clube”, declarou o técnico.

Até o momento, o Palmeiras teve apenas saídas em seu elenco, que foram de Scarpa, Jorge e Wesley. Na vaga de Scarpa, o clube entende que Bruno Tabata ou Jhon Jhon podem preencher a lacuna deixada pelo meia. No caso de Jorge, Vanderlan já havia tomado a dianteira na disputa como segunda opção. Por fim, o Verdão acredita que Giovanni tem condições de atuar na posição de Wesley.

Exit mobile version