Prêmio Aceesp 2022: com Abel Ferreira, do Palmeiras, na lista, veja quem são os vencedores
Técnico do Verdão foi premiado em cerimônia que elegeu os melhores nomes do esporte brasileiro
Globo/João Cotta e Reprodução/SporTV
Foi anunciado os vencedores do 39º Troféu Aceesp, organizada pela Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos Estado de São Paulo). A premiação elegeu os maiores destaques no esporte, principalmente da imprensa esportiva no Brasil em 2022.
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, foi o escolhido como “destaque esportivo do ano”, na categoria masculino. No feminino, a escolhida foi Rebeca Andrade, da ginástica olímpica.
Além do Palmeiras, o único outro time que teve representante na premiação foi o Red Bull Bragantino. Vinicios Oliveira venceu como melhor assessor de imprensa.
O ex-jogador Pedrinho, que havia vencido uma eleição da “UOL” feita com os jogadores, como melhor comentarista – fato que gerou uma rusga com a jornalista Milly Lacombe, venceu novamente. Dessa vez, ele concorreu apenas com ex-jogadores.
O prêmio de melhor comentarista de TV, disputado apenas pelos jornalistas, teve Ana Thaís Matos como vencedora. Curioso que na eleição do “UOL”, ela havia sido escolhida entre os piores comentaristas.
A “UOL Esporte”, por sua vez, venceu como melhor portal de notícias. Everaldo Marques, do Grupo Globo, venceu como melhor narrador de TV. Já a premiação de melhor repórter ficou com André Hernan, que atualmente trabalha de forma independente.
Nesse ano, houve uma premiação especial para Jota Júnior, José Eduardo Savóia e José Desidério como “honra ao mérito” por terem 50 anos de carreira.
A festa da entrega dos prêmios acontecerá no próximo dia 30, no Museu do Futebol, em São Paulo.
Com Abel Ferreira, veja a lista de todos os premiados no Troféu Aceesp 2022
TV (aberta e fechada):
Narrador (a): Everaldo Marques (Grupo Globo)
Comentarista: Ana Thaís Matos (Grupo Globo)
Repórter: André Hernan
Apresentador (a): Luiz Teixeira (Grupo Globo) e Renata Fan (TV Bandeirantes)
Rádio:
Narrador (a): Marcelo do Ó (Rádio BandNews FM)
Comentarista: Cláudio Zaidan (Rádio Bandeirantes)
Repórter: Rafael Esgrilis (Rádio Energia 97 FM)
Apresentador (a): Thomaz Rafael (Rádio Transamérica)
Mídia digital:
Melhor veículo: Portal UOL Esportes
Melhor profissional do ano: César Tavares (Voz do Esporte)
Opinião – Mídia escrita (impressa ou digital):
Melhor colunista: Luis Augusto Símon/Blog do Menon (Portal Uol Esporte)
Interior:
Rádio: Rádio CBN (Ribeirão Preto)
TV: EPTV (Ribeirão Preto)
Jornal/site: Correio Popular (Campinas), Diário do Grande ABC, Jornal de Piracicaba e O Liberal (Americana)
Litoral:
Rádio: Rádio Caraguá FM
TV: TV Tribuna (Santos)
Jornal/site: A Tribuna de Santos
Ex-atletas:
Melhor profissional do ano: Pedrinho (TV Globo/SporTV)
Assessoria de imprensa:
Melhor profissional do ano: Vinicios Oliveira (Red Bull Bragantino)
Destaques esportivos do ano:
Abel Ferreira (Futebol – técnico do Palmeiras)
Rebeca Andrade (Ginástica Olímpica)
PRÊMIOS ESPECIAIS INDICADOS PELA DIRETORIA:
Troféu Regiani Ritter – Simone Melo
Troféu Ely Coimbra – Luís Carlos Quartarollo
Honra ao mérito – 50 anos de carreira – Jota Júnior, José Eduardo Savóia e José Desidério
Melhor matéria escrita (impressa ou digital) – Emilio Botta, com a matéria intitulada: “Internação no interior de SP, uso de canabidiol e memórias da carreira: a luta de Maguila pela vida”, publicada no GE
Melhor imagem do esporte em 2022 – Tarso Sarraf, com foto do gol de Richarlison na vitória do Brasil sobre a Sérvia na Copa do Catar

