Quem é o empresário que levou Léo Jardim para o Vasco?
Léo Jardim assinou contrato com o clube carioca até dezembro de 2025. Goleiro estava atuando no Lille, da França
Daniel Ramalho/ Vasco
Antes de mais anda, a transferência de Léo Jardim para o Vasco não teve participação de Jorge Mendes, agente de Bernardo Silva, João Cancelo e Rúben Dias, considerado o maior empresário do futebol mundial na atualidade.
O Torcedores.com apurou que o responsável pela negociação foi Anderson Luís de Souza, o Deco, da D20 Sports. O ex-jogador de 45 anos tem boa relação com os executivos da 777 Partners que abriram as portas do Vasco
A relação entre os dois vem desde o começo de 2014, quando Deco terminava o curso de gestão esportiva da UEFA. Ele fazia estágio na Gestifute, empresa de Jorge Mendes, no Porto, em Portugal.
Números da temporada de Léo Jardim
Jogos: 6
Titular: 6
Reserva utilizado: 0
Gols sofridos: 13
Assistências: 0
Minutos em campo: 540
Com o passar do tempo, virou funcionário do escritório e, posteriormente, passou a atuar no mercado da bola como intermediário. A sua missão era prospectar o nome da empresa entre os boleiros e atraí-los para a Gestifute.
Depois disso, Deco passou a integrar o quadro de sócios da Polaris Sports, um dos braços comerciais da Gestifute, que faz a gestão dos direitos de imagem dos atletas agenciados por Jorge Mendes.
A carreira de Léo Jardim
2009 – 2011: Olé Brasil
2012 – 2018: Grêmio
2018 – 2019: Rio Ave
2019 – 2020: Lille
2020 – 2021: Boavista
2021 – 2022: Lille
Ainda segundo apurou a reportagem, Deco tem um papel de destaque dentro da Gestifute. O ex-jogador fez a ponte que levou o atacante Evanílson do Fluminense para o Porto em junho de 2020, além de vários outros jogadores.
Léo Jardim assinou contrato com o Vasco até dezembro de 2025, com salários dentro da realidade financeira do clube. O acordo ainda prevê a extensão do vínculo por mais uma temporada caso cumpra metas pré-estabelecidas.
Além de Léo Jardim, o Vasco contratou outros nove jogadores para 2023: o goleiro Ivan, os zagueiros Robson e Léo, os laterais Lucas Piton e Puma Rodríguez, os volantes De Lucca e Jair, e os atacante Lucca Orellano e Pedro Raul.


