Real Madrid vai enfrentar o Barcelona na semifinal da Copa do Rei
Após sorteio, semifinal do torneio espanhol terá “El Clásico”. Osasuna e Bilbao lutam por outra vaga na final
Yasser Bakhsh/Getty Images
Aconteceram na manhã desta segunda-feira (30), os sorteios que definiram os confrontos da semifinal da Copa do Rei. Real Madrid e Barcelona se enfrentam em duelo por vaga para a final, enquanto Osasuna e Athletic Bilbao lutam pela outra vaga. O primeiro jogo será no Bernabéu e a decisão da vaga será no Camp Nou.
Para chegar até a semifinal, o Real Madrid teve que eliminar seu rival Atlético, em jogo marcado por ofensas racistas. Enquanto isso, o Barcelona eliminou a Real Sociedad após partida truncada.
Os jogos de ida acontecerão entre 28 de fevereiro e 2 de março, enquanto os jogos de volta serão entre 4 e 6 de abril. A final está prevista para acontecer no dia 6 de maio deste ano, a sede, no entanto, ainda não foi definida, mas será em campo neutro.
El Clásico: Real Madrid x Barcelona
Considerada por muitos como a maior rivalidade do futebol, Real Madrid e Barcelona protagonizam duelos desde os primórdios do futebol espanhol. De acordo com o site O Gol, em partidas oficiais, as equipes se enfrentaram 251 vezes, com 101 vitórias para o time da capital, 98 vitórias do clube catalão e 52 empates.
Na Copa do Rei, os clubes duelaram em 35 oportunidades, com leve vantagem para o Barça, que venceu 15 e perdeu em 12 oportunidades. Quando o assunto são títulos, não é novidade que o Real Madrid tem ampla vantagem, mas o cenário é diferente na Copa do Rei.
Com 31 títulos, o Barcelona é o maior campeão da competição, tendo um tetracampeonato recente (2015-2018). O Madrid, no entanto, é o terceiro maior vencedor do torneio, com 19 títulos, atrás do Athletic Bilbao, que possui 23.
Os clubes decidiram a Copa do Rei em 7 edições, quadro vencidas pelo Madrid e três pelo Barça. A mais recente foi na temporada 2013-14, onde os merengues saíram vitoriosos após derrotarem o rival por 2×1, no Estádio de Mestalla, em Valência.
É claro que o confronto perdeu um pouco de sua força (midiática) após as saídas de Cristiano Ronaldo e Messi, mas ainda assim, é uma partida que o amante do futebol não pode perder de jeito algum.

