Home Futebol Relembre a passagem de Roberto Dinamite pela Portuguesa

Relembre a passagem de Roberto Dinamite pela Portuguesa

Ídolo do Vasco, falecido neste domingo (8), jogou o Brasileirão de 1989 pela Lusa e foi um dos artilheiros da competição daquele ano

Por Victor Martins em 08/01/2023 13:58 - Atualizado há 2 anos

Reprodução/Twitter Oficial Portuguesa

O mundo do futebol novamente perde um de seus grandes jogadores. Neste domingo, foi anunciado o falecimento de Roberto Dinamite, aos 68 anos, em decorrência de um câncer no intestino. O jogador é, talvez, o maior ídolo da história do Vasco, clube que defendeu como jogador e em que também foi presidente.

Apesar de ter toda a sua história como jogador praticamente como no Gigante da Colina, outros clubes tiveram o jogador em seu elenco. Caso da Portuguesa, equipe que defendeu durante a disputa do Campeonato Brasileiro de 1989, com relativo sucesso.

O site ‘Curioso do Futebol’ contou a história da passagem de Dinamite pela Lusa, pela qual jogou emprestado pelo próprio Cruzmaltino. O time de São Januário, que viria a ser o campeão daquele ano, decidiu emprestar seu artilheiro pelo grande número de atacantes que tinha em seu elenco naquela temporada, o mais recente deles Bebeto, vindo do Flamengo.

Treinado no Canindé por outra figura com ligação com o Vasco (Antônio Lopes), o atacante participou da campanha que levou a Portuguesa para o sétimo lugar do Brasileirão daquele ano. Apesar de não ter levado o time para a decisão, que foi disputada pelo então ex-clube e o São Paulo, fez uma das melhores campanhas da Lusa em sua história na Série A.

“Foi muito legal jogar na Portuguesa. Foi um ano muito legal, foi a melhor campanha da Lusa até então no Campeonato Brasileiro. Fiquei muito honrado por vestir aquela camisa”, disse Roberto Dinamite à Rádio Bandeirantes.

10/08/1989   Portuguesa apresenta Roberto Dinamite

Foram nove gols do atacante pelo time do Canindé, ficando na terceira posição da lista de goleadores do certame daquele ano. perdendo somente para Túlio Maravilha (Goiás) e Bizu (Náutico). Depois do Brasileirão daquele ano, o atacante voltaria ao Vasco, onde se aposentaria em 1993, depois ainda de defender o Campo Grande.

Exit mobile version