Vasco hoje: Barbieri esboça escalação para 2023; veja diferenças com o time do Brasileirão Série B 2022
Cruzmaltino irá mudar maior parte da fotografia da equipe através dos nove reforços contratados para a nova temporada
Daniel Ramalho/Vasco
O Vasco da Gama que só conseguiu o acesso de forma dramática na última rodada em Itu se tornou passado. Ou seja, pouco daquela equipe que sofreu oito derrotas seguidas fora de casa no Brasileirão Série B 2022 sobrará. Dessa forma, com o aporte financeiro da 777 Partners, que assumiu a SAF do Cruzmaltino, a ideia é corroborar a frase exclamada pelo novo diretor técnico Abel Braga. De que o torcedor do Vasco não vai sofrer mais.
Então, o novo técnico do Vasco, Mauricio Barbieri, esboçou a primeira escalação titular para a nova temporada. A delegação vascaína está dando sequência à pré-temporada nos Estados Unidos, treinando em Fort Lauderdale, na Flórida.
Metade do time do Vasco já apresenta novos reforços
Conforme informações do ge.globo, nos trabalhos realizados neste domingo (15), o treinador do Vasco realizou a seguinte formação durante parte da atividade: Alexander; Pumita Rodriguez, Anderson Conceição, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Figueiredo e Nenê; Orellano, Gabriel Pec e Pedro Raul. Portanto, a tendência é que este time inicie o amistoso de amanhã (17) contra o River Plate, às 21h30 (horário de Brasília), no Exploria Stadium.
Recém-chegados e apresentados ontem (15) pelo Vasco em Orlando, o goleiro Ivan e o volante Jair ainda estão em fase de adaptação ao elenco. Assim, metade da escalação ensaiada por Barbieri apresenta novidades com relação a 2022. Desse modo, cinco jogadores contratados já figuram entre os titulares: Pumita Rodriguez, Léo, Lucas Piton, Luca Orellano e Pedro Raul. Aliás, dois dos novos reforços não viajaram para os Estados Unidos: o zagueiro Robson Bambu, que busca readquirir condicionamento físico; e o volante Patrick de Lucca, que se recupera de uma lesão muscular.
Na histórica e dramática decisão contra o Ituano no Novelli Júnior em 6 de novembro, o então técnico Jorginho escalou como titulares Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição e Luiz Henrique; Yuri Lara, Andrey Santos, Figueiredo, Nenê e Gabriel Pec; Raniel. Entraram no decorrer da partida Zé Gabriel, Erick, Zé Vitor, Marlon Gomes e Fábio Gomes.
Modificações nas peças da defesa
Numa comparação com o Vasco do Brasileirão Série B 2022, já se nota uma mudança quase completa no sistema defensivo. Afinal, já deixaram o Cruzmaltino atletas como Thiago Rodrigues, Quintero, Danilo Boza e Luiz Henrique. Além disso, Edimar poderá ser reserva de Lucas Piton e Léo Matos se aposentou como jogador de futebol. No meio-campo, Jair e Patrick de Lucca devem formar a dupla de volantes titular, já que Andrey Santos foi negociado com o Chelsea e Yuri Lara se transferiu para o Yokohama. No treinamento de ontem (15), Mauricio Barbieri experimentou Figueiredo mais recuado como segundo homem de meio.
Já Carlos Palácios foi emprestado ao Colo-Colo, enquanto Marlon Gomes está servindo à seleção brasileira que disputará o Sul-Americano Sub-20. Artilheiro do Vasco em 2022, o centroavante Raniel retornou ao Santos, bem como Fábio Gomes foi devolvido ao Atlético-MG e repassado ao Paços Ferreira, de Portugal. Assim, Pedro Raul, um dos jogadores mais cobiçados pelo mercado no fim do ano passado, chega para assumir a camisa 9. Já Eguinaldo deve disputar posição com Orellano. Por fim, Alex Teixeira também está recuperando a melhor forma física.

