Campeonato Carioca virou destaque na Rússia; conheça os motivos
Além do país europeu, o Estadual do Rio de Janeiro também está sendo transmitido em outros lugares
Ricardo Moreira / Getty Images
O Campeonato Carioca é um torneio que gera muitos desafios para os clubes que disputam a competição ao longo dos anos.
Mesmo com as já famosas polêmicas nos bastidores e as dificuldades de transmissão, a edição de 2023 traz uma novidade.
O Estadual do Rio de Janeiro está sendo transmitido na Rússia. O país europeu tem enfrentado dificuldades para garantir direitos de transmissão de algumas competições internacionais, com isso, o Cariocão passou a ser atração nas TV’s russas.
A Rússia é um dos 44 países para os quais o Campeonato Carioca está sendo transmitido em 2023. Entre Ásia e Europa, o Cariocão é exibido para 24 países, como Croácia, Sérvia, Ucrânia, Kosovo, Cazaquistão e Azerbaijão.
No entanto, o caso da Rússia é mais específico. Isso porque, como já é de conhecimento da imprensa mundial, o país está em guerra com a Ucrânia.
Desta forma, as sanções decorrentes da situação têm feito as emissoras do país enfrentarem dificuldades para garantir direitos de transmissão de algumas competições internacionais.
De acordo com o jornalista Fábio Aleixo, que atualmente está na Rússia e trabalha nas transmissões da “Viasat Sports”, a situação tem afetado as emissoras do país que transmitem os campeonatos ao redor do mundo.
Em entrevista concedida ao jornal “O Globo”, o jornalista do canal russo revelou:
“É um canal que sempre transmitiu programação da ESPN, torneios dos Estados Unidos. Porém, por causa do conflito e das sanções, muitos direitos foram perdidos. O canal vem buscando torneios diferentes, variar a programação, e surgiu a possibilidade de passar o Carioca. Recebemos o sinal limpo gerado do Brasil, com logo do patrocinador, placar e todo o GC (textos e caracteres exibidos). A transmissão é feita totalmente em russo.”

