Clubes debatem redução de rebaixados no Brasileirão, diz site
Projeto pode entrar em votação na Confederação Brasileira de Futebol; medida não agrada a todos os clubes
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 14: Flamengo fans cheer for their team during a match between Flamengo and Athletico Paranaense as part of Brasileirao 2022 at Maracana Stadium on August 14, 2022 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Wagner Meier/Getty Images)
Os clubes do Brasileirão Série A e B analisam a possibilidade de reduzir para três o número de rebaixados nas competições. De acordo com apuração da UOL, existe uma proposta de votação no Conselho Técnico da Primeira Divisão, na CBF, amanhã (14).
Ainda segundo a reportagem, alguns times grandes estariam interessados em adotar o novo modelo, que livraria o quarto time do rebaixamento.
A proposta foi inspirada em grandes ligas da Europa, como a Premier League e a Bundesliga que contam com apenas três rebaixados. Conforme alguns dirigentes, tal medida poderia criar uma instabilidade financeiras em seus clubes.
A discussão ganhou força após a formação de duas ligas que abrangem as duas divisões do futebol brasileiro. A Liga Forte Futebol e a Libra sugeriram a medida, que a princípio seria implantada no ano de 2025. No entanto, o atual movimento discute a atualização em 2023.
A apuração da UOL conversou com um dirigente da Liga Forte Futebol, que destacou o posicionamento da entidade e o modelo de votação, que será feito em blocos. A Liga Forte Futebol conta com nove clubes da séria A e 17 equipes de outras divisões. Os times menores questionam a medida, pois teriam menos chances de conquistar um espaço na elite do futebol brasileiro. Do outro lado, a Libra ainda não se pronunciou sobre o fato.

