Com gols de Gakpo e Núñez, Liverpool surpreende e vence Newcastle fora de casa na Premier League
Os Reds surpreenderam o Newcastle no Saint-James Park ao abrirem o placar cedo com belo gol de Darwin Núñez; confira como foi a partida
Reprodução/Twitter/Liverpool
Na tarde desse sábado, Newcastle United e Liverpool se enfrentaram no Saint-James Park, na cidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, em jogo válido pela 24ª rodada da Premier League.
O Newcastle brigava para voltar a vencer na Premier League após três empates consecutivos. Os tropeços fizeram com que o atual quarto colocado ficasse para trás na disputa da liderança, além de permitir a aproximação de outros times que desejam uma vaga no G-4.
Por outro lado, o Liverpool buscava a sua segunda vitória consecutiva na competição. A equipe de Jurgen Klopp vive uma péssima fase, porém, conseguiu vencer o Everton na segunda-feira, no clássico da cidade dos Beatles. Devido a sequência de resultados ruins no ano de 2023, os Reds estacionaram na nona colocação, com poucas chances de classificação para a Champions League da próxima temporada.
Como foi o confronto entre Newcastle e Liverpool, pela Premier League?
O jogo começou muito movimentado em Newcastle. Os Reds partiram para cima desde o início, aproveitando que o adversário não vive uma boa fase na Premier League.
Primeiro tempo
Nos primeiros cinco minutos de jogo, foi o Newcastle quem tomou a iniciativa, com Saint-Maximin e Almirón tentando finalizar contra o gol de Alisson. Porém, sem efetividade.
A primeira finalização do Liverpool foi aos 7 minutos, quando o jovem Stefan Bajcetic finalizou com o pé direito após passe de Andrew Robertson. Contudo, somente três minutos depois, os Reds surpreenderam os donos da casa com um belo lançamento de Alexander-Arnold que encontrou Darwin Núñez na entrada da grande área, o uruguaio avançou e finalizou no canto, sem chances de defesa para Nick Pope.
O Newcastle tentou reagir, porém, os Reds estavam em uma dia “iluminado” e sete minutos após o gol de Darwin, Cody Gakpo ampliou o placar com uma finalização após belo passe por cima da defesa dos donos da casa. O lance, muito veloz e preciso, teve que ser checado e validado pelo VAR.
Aos 22 minutos, o Liverpool avançou no contra-ataque após reposição de bola de Alisson que se transformou em um lançamento precisa para Darwin Núñez. O uruguaio corria em direção a bola, em voltagem sobre a zaga e tendo a sua frente somente o goleiro Nick Pope quanto esse saiu da grande área e se atirou em direção a bola, agarrando-a com as mãos enquanto tentava afastar o perigo.
O árbitro do jogo assinalou a irregularidade e não teve dúvida, expulsou o goleiro do Newcastle por ter interrompido chance clara de gol para o Liverpool. Devido a isso, Dúbravka foi chamado do banco de reservas, entrando no lugar de Elliot Anderson.
O Newcastle, com um jogador a menos, tentava atacar o Liverpool de Jurgen Klopp, deixando espaços em sua defesa.
Aos 33 minutos, Joelinton finalizou alto após o passe de Dan Burn, para defesa de Alisson. Já aos 37, Fabian Schar desperdiçou cabeçada de dentro da pequena área dos Reds após cobrança de escanteio de Trippier.
Segundo tempo
A segunda etapa começou equilibrada, com as equipes se alternando no domínio da partida. A primeira finalização foi do Newcastle, aos 52 minutos. Alexander Isak chutou de dentro da pequena área após cruzamento de Saint-Maximin, porém, errou o alvo.
Já aos 55 minutos, novamente o Newcastle conseguiu chegar com Fabian Schar cabeceando de dentro da pequena área após nova cobrança de escanteio de Trippier.
O Newcastle ainda teve outras oportunidades na primeira metade do segundo tempo, incluindo uma chance desperdiçada por Saint-Maximin. Já o Liverpool deu a resposta com Diogo Jota, que retornou recentemente após um longo período de lesão.
O jogo se manteve equilibrado ao longo de todo o segundo tempo. O Newcastle tentava controlar as ações enquanto o Liverpool focava em contra-atacar com velocidade. Salah era a principal arma de ataque dos Reds, o egípcio vive uma grande fase e incomodou o lado esquerdo da defesa dos Magpies.
Aos 81 minutos, Anthony Gordon avançou pelo centro em direção à grande área dos Reds e tocou para Callum Wilson. O atacante inglês conseguiu uma boa finalização, forçando o brasileiro Alisson a realizar uma grande defesa em Saint-James Park.

