Cosme Rímoli aponta cinco “erros capitais” para derrota do Flamengo no Mundial
Rubro-Negro foi mais um sul-americano a cair na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, perdendo para o Al-Hilal-ARA por 3 a 2
Divulgação
A queda precoce do Flamengo no Mundial de Clubes da Fifa continua repercutindo. Assim, o jornalista Cosme Rímoli, em seu blog no R7, listou cinco razões que ocasionaram a derrota do Rubro-Negro para o Al-Hilal-ARA nesta terça-feira (07), pelas semifinais do torneio, em Tânger, no Marrocos. Entre os “erros capitais” apontados pelo blogueiro, o maior deles é Vítor Pereira.
Para o jornalista, goleada seria o resultado mais justo
Com o técnico português sendo o maior “pecado” cometido pelo Flamengo, Cosme Rímoli considerou que o placar de 3 a 2 para o Al-Hilal-ARA foi injusto. “A equipe carioca merecia ter sido goleada”, opinou o jornalista. Então, enumerou uma sequência de erros do treinador: “Vítor Pereira não conseguiu dar compactação, intensidade ao Flamengo. O time se mostrou espaçado, fácil de ser atacado. Qualquer roubada de bola adversária se transformava em um sufoco para a defesa rubro-negra”, escreveu Rímoli.
Assim, o jornalista notou uma deficiência nos volantes do Flamengo, que fizeram com que Arrascaeta e Everton Ribeiro tivessem que se “sacrificar”. Nesse sentido, para Cosme Rímoli, a dupla jogou distante para auxiliar Gerson e Thiago Maia, atletas das mesmas características para o blogueiro, na tarefa da marcação. Dessa forma, disparou contra as saídas dos dois articuladores no segundo tempo. “As substituições de Vítor Pereira, principalmente hoje, foram danosas, venenosas para o Flamengo”, criticou.
Além disso, Cosme Rímoli destacou o temperamento diferente de Vítor Pereira com relação ao seu antecessor no Flamengo, Dorival Júnior. Ou seja, revelando mais frieza com os jogadores no vestiário. “Vítor é um técnico ríspido, rígido, hierárquico. Ao contrário de Dorival, ele não faz alianças com o elenco. Não está preocupado em deixar o clima amigável, não se preocupa com o bem-estar psicológico do grupo. Acredita que cada um sabe a sua responsabilidade”, analisou.
Cosme Rímoli citou outros defeitos do Flamengo
Os outros quatro “pecados capitais” do Flamengo observados por Cosme Rímoli são a péssima preparação com férias prolongadas, a venda de João Gomes, a polêmica com Arturo Vidal e as opções na lateral-direita. Dessa forma, o blogueiro reprovou os 42 dias de férias recebidos pelo elenco. Sobre João Gomes, o jornalista opinou que o Flamengo teria que ser mais rígido. Ou seja, que entregasse o volante, para Rímoli “um dos melhores marcadores da América do Sul”, ao Wolverhampton-ING somente no meio do ano, na próxima janela europeia, ao invés de liberá-lo imediatamente.
Cosme Rímoli também condenou o Flamengo ter levado Vidal para o Mundial, mesmo depois do “estrelismo” do volante chileno às vésperas da viagem para o Marrocos. Afinal, o atleta se “ofereceu” para jogar no Colo-Colo-CHI numa live e teve um destempero no banco de reservas ao não entrar diante do Boavista pelo Campeonato Carioca, na semana passada.
Por fim, o jornalista considera Matheuzinho e Varela “limitadíssimos” para a lateral-direita do Flamengo. “São falhos demais na marcação. Afobados, deixam espaço demais aos atacantes adversários”, escreveu o blogueiro, que achava Rodinei melhor do que a dupla.

