Home Futebol Dono do PSG tenta “estratégia” para manter o clube e comprar o Manchester United

Dono do PSG tenta “estratégia” para manter o clube e comprar o Manchester United

Catar busca acordo com um fundo independente para investir no Manchester United, que está à venda

Por Paulo Foles em 14/02/2023 16:58 - Atualizado há 3 anos

Foto: Divulgação/site oficial PSG

O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, representante do emir do Catar Tamim bin Hamad Al-Thani — verdadeiro dono do clube de Paris —, está interessado na compra do Manchester United. Segundo informações do RMC, Al-Khelaïfi deve em breve apresentar uma proposta para a família Glazer, que é a detentora do clube da Premier League há 17 anos.

A família proprietária do United exigiu que os interessados na compra se posicionem até esta sexta-feira (17). Apesar de ainda não ter enviado uma proposta oficial, há forte interesse por parte do grupo de investimentos que já manda no PSG.

A fonte informa que uma oferta deve ser apresentada dentro dos próximos dias. A proposta, no entanto, não será feita de forma direta pela Qatar Investement Authority (QIA), como explica o site:

“Segundo as nossas informações, o QSI mantém-se ‘totalmente empenhado’ no PSG. Para comprar o Manchester United, o Catar tenta fechar um acordo com um fundo independente, que lhe permita respeitar as regras da Uefa, que proíbem o mesmo dono de ser dono de clubes rivais”, explica a fonte.

A corrida para a compra do Manchester United segue com grandes concorrentes. Elon Musk, dono do Twitter que tem a segunda maior fortuna do mundo, analisa a situação. Ainda há investidores sauditas, asiáticos e americanos, além de Jim Ratcliffe, o homem mais rico da Grã-Bretanha e chefe do grupo Ineos. As informações são da imprensa inglesa.

Os Glazers começaram o processo de venda do Manchester United no final de novembro do ano passado. As negociações seguem em andamento e deve se arrastar pelos próximos meses.

Sob o comando de Nasser Al-Khelaïfi e o grupo de investimentos do Catar, o PSG já realizou grandes contratações no mercado da bola na Europa, como Lionel Messi, Neymar, Kylian Mbappé, Sergio Ramos, Zlatan Ibrahimovic, Thiago Silva, Di María, Edinson Cavani e outros nomes de impacto.

Entenda como funciona a QIA, interessada no Manchester United

A QSI (Qatar Sports Investments), representada por Nasser Al-Khelaïfi, adquiriu o Paris Saint-Germain em 2011. A QSI, fundada em 2005 e projeto pessoal do emir Tamim bin Hamad Al-Thani, é braço da QIA (Qatar Investment Authority), a qual é o fundo soberano estatal do Catar.

Através da QSI, o governo do Catar se tornou mais presente na alta cúpula da FIFA, ao ponto de conseguir emplacar uma Copa do Mundo em seu território.

Recentemente, a QSI chegou a fazer tratativas para adquirir o Tottenham Hotspur, segundo o Financial Times, embora diretores do clube inglês neguem que tenham discutido qualquer coisa com os árabes. Agora, a QSI se movimenta em direção ao Manchester United.

Esse movimento estaria em linha com o de outros países árabes, basta lembrar que um membro da família real de Abu Dhabi adquiriu o Manchester City em 2008, para, na sequência, criar uma rede de clubes em todo o mundo — da qual faz parte a SAF que hoje controla o Bahia. Já o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita liderou um consórcio que comprou o Newcastle United por cerca de 300 milhões de libras em 2021.

Exit mobile version