Entenda por que a seleção de Portugal desistiu de contratar Abel Ferreira, do Palmeiras
Técnico do Verdão chegou a ser cogitado na seleção de seu país
Cesar Greco/Palmeiras
Após a Copa do Mundo do Catar, a seleção portuguesa demitiu o técnico Fernando Santos, que estava no comando da seleção desde 2014.
Para o seu lugar, foi anunciado no mês passado o técnico espanhol Roberto Martínez, que dirigiu a Bélgica nas duas últimas Copas do Mundo.
Mas, de acordo com informações do jornalista Rafael Reis, da “UOL”, o técnico Abel Ferreira, multicampeão pelo Palmeiras, chegou a ser cogitado na seleção.
A FPF (Federação Portuguesa de Futebol) tinha Abel como um dos concorrentes ao cargo. Porém, o seu jeito “explosivo” teria afastado ele da seleção.
A Federação Portuguesa avaliou muito bem o técnico do Verdão. Além dos diversos títulos, eles entendem que ele tem uma ótima gestão de grupo. Porém, eles entendem também que ele tem um comportamento inadequado para o cargo de treinador.
Os inúmeros cartões acumulados por reclamação excessiva ao longo dessa passagem pelo Palmeiras, assustaram os dirigentes portugueses.
Diante desse cenário, o fator “desconhecido na Europa” também pesou. A entidade até toparia ter um treinador mais explosivo, desde que fosse um nome consagrado no velho continente, como José Mourinho.
Mourinho, inclusive, era o nome preferido para assumir a seleção. Mas, o treinador recusou e optou por seguir na Roma.
Essa avaliação, porém, não vale para Abel Ferreira, que venceu muito no Palmeiras, mas ainda não se provou no continente europeu. Portanto, não teria a dose de compreensão que Mourinho receberia.
Roberto Martínez, que foi o escolhido para o cargo, tem características de trabalho parecidas com Abel Ferreira. Porém, é bem mais discreto e mais conhecido na Europa.
Ele levou a Bélgica à semifinal da Copa do Mundo 2018 – eliminando o Brasil, e ao primeiro lugar no ranking da FIFA.
Abel Ferreira também chegou a ser especulado na seleção brasileira. Mas, esse comportamento mais “explosivo” também teria afastado ele do cargo.

