Home Torcedoras Ex-técnico de Marta relembra polêmicas na seleção brasileira e ‘não’ a clube carioca

Ex-técnico de Marta relembra polêmicas na seleção brasileira e ‘não’ a clube carioca

Jorge Barcellos comandou a seleção brasileira feminina três vezes. Ele deu ao Brasil a medalha de prata na Olimpíada de 2008

Por Wilson Pimentel em 21/02/2023 07:22 - Atualizado há 3 anos

Rafael Ribeiro/ CBF

Jorge Barcellos é um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol feminino brasileiro. Treinou em três oportunidades a equipe principal do Brasil onde comandou as craques Marta Vieira, Daniela Alves, Cristiane, Formiga, entre outras.

Em 2004, Jorge Barcellos comandava a equipe feminina do Vasco da Gama. Em paralelo a isso, era o treinador da equipe Sub-20 do Brasil. Logo após os Jogos Olímpicos de Atenas, ele foi convidado pela CBF para assumir o lugar de René Simões.

“Foi o maior desafio na minha vida. Não foi fácil substituir o René Simões que levou o Brasil a conquista da medalha de prata na Grécia. A pressão foi muito grande porque ficou a sensação de que poderíamos ter ido além. Esse trabalho serviu como base para conquistamos o ouro nos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro e, depois, o vice-campeonato mundial na Copa do Mundo de 2007”, disse Jorge Barcellos ao canal “OurSports”, no YouTube.

A carreira de Jorge Barcellos

2000 – 2022: Seleção Brasileira

2003 – 2005: Vasco

2006 – 2008: Seleção Brasileira

2008 – 2010: St. Louis Athletica

2011 – 2012: Seleção Brasileira

2013 – 2015: Vasco

2016: Boavista

2017: Avaí/ Kindermann

2018: Napoli-SC

2018 – 2021: Avaí/ Kindermann

2021 – 2023: Famalicão

Após deixar o comando da seleção brasileira, Jorge Barcellos foi contratado pelo St. Louis Athletica, dos Estados Unidos. Ele foi o primeiro técnico brasileiro a comandar uma equipe na WPSL (Woman Professional Soccer League).

Depois disso, o técnico passou por Vasco da Gama e Napoli. Porém, foi no Avaí/ Kindermann, onde conquistou cinco vezes o Campeonato Catarinense, que Jorge Barcellos realizou seu trabalho mais expressivo em solo brasileiro.

“Eu estava decidido trabalhar com futebol masculino até que conheci Salésio Kindermann um dos maiores incentivadores do futebol feminino no Brasil. Ele deu uma faculdade para minha filha, conforto para minha família e estrutura para ficar à frente do Avaí. Foi o trabalho mais longevo e vitorioso da minha carreira”, relembra.

Títulos na carreira de Jorge Barcellos

2011: Torneio Internacional Cidade de São Paulo

2008:  Jogos Olímpicos de Pequim (prata)

2007: Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (ouro)

2006: Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino

Receber um convite para treinar uma equipe masculina não acontece todo dia, mas Jorge Barcellos teve essa oportunidade uma vez, e acabou recusando a oferta para comandar o Esporte Clube Itaboraí que disputa a Série A3 do Campeonato Carioca.

“Fui conversar com os dirigentes para conhecer o projeto e acabei acertando com o Itaboraí. Porém, o Salésio Kindermann fez uma contraproposta e conseguiu me convencer a ficar mais um período no Avaí. Vivi momentos maravilhosos onde classifiquei duas a equipe para a Copa Libertadores da América”, finalizou.

Em junho de 2021, Jorge Barcellos foi contratado pelo Famalicão, de Portugal. No seu primeiro trabalho na Europa, conduziu o time ao terceiro lugar no Campeonato Português. Depois disso, ele retornou ao Brasil para comandar a equipe Sub-20 do Artsul na Série A2 do Cariocão.

Exit mobile version