F1: ex-piloto francês, Jean-Pierre Jabouille morre aos 80 anos
Corredor foi responsável pela primeira vitória da Renault na F1; atleta atuou em outras categorias do automobilismo
Reprodução / Redes Sociais
O ex-piloto Jean-Pierre Jabouille, teve a sua morte confirmada por familiares nesta quinta-feira (2). A causa do óbito do francês não foi confirmada.
Na Fórmula 1, Jabouille contabilizou 49 Grandes Prêmios, com seis pole positions e conqusitou o primeiro triunfo da Renault na categoria. Ao todo foram duas vitórias. uma na França, em 1979 e outra na Austrália, no ano seguinte.
Em paralelo aos bons resultados, o francês detém um recorde curioso: o de 37 abandonos entre os anos de 1975 e 1981. A grande maioria destes incidentes estão associados aos problemas mecânicos, o que era comum no automobilismo nos anos de 1970.
O francês ainda participou da principal prova de endurance do seu país, as 24 Horas de Le Mans. Jabouille conquistou três terceiros lugares e representou a França em quatro edições: 1973, 1974, 1992 e 1993.
Aposentado, Jean-Pierre ainda atuou como diretor técnico da Ligier e da Peugeot Sport. O ex-piloto também chegou a criar a sua própria escuderia em provas de endurance, a Jabouille-Bouresche Racing.

