Internacional mantém invencibilidade na temporada de 2023; veja o desempenho
Colorado derrotou o São José por 2 a 0 ontem (16) no Beira-Rio pelo Gauchão e segue sem perder na temporada
Ricardo Duarte/Inter
Com os gols marcados no segundo tempo, o Internacional venceu o São José por 2 a 0 pela 8ª rodada do Campeonato Gaúcho. Assim, Pedro Henrique e Lucca definiram o placar a favor do Colorado. Aliás, o jovem centroavante Lucca, de 19 anos, fez o seu primeiro como jogador profissional.
A equipe de Mano Menezes assumiu de forma provisória a vice-liderança do Gauchão com 16 pontos, cinco atrás do Grêmio que jogará amanhã (18) na rodada contra o São Luiz, em Ijuí. O próximo compromisso colorado será somente no outro sábado (25), diante do Aimoré em São Leopoldo.
Em oito partidas, o Internacional conseguiu a sua quarta vitória no Estadual. Nos quatro restantes, obteve empates. Ou seja, o Colorado continua invicto na temporada. Com 15 gols marcados e cinco sofridos, o time de Mano Menezes ainda tem Pedro Henrique como artilheiro isolado do Gauchão com sete.
Logo após empates nos dois primeiros jogos (Juventude e Avenida), o Internacional goleou São Luiz e Ypiranga. Mas amargou mais dois empates diante de Novo Hamburgo e Caxias e, mesmo sem convencer, ganhou de Brasil de Pelotas e São José.
Ainda que o Colorado não tenha perdido em 2023, o desempenho da equipe está abaixo do esperado. Afinal, o Internacional nos oito primeiros jogos do ano ainda não repetiu as atuações do Brasileirão Série A 2022, sobretudo no returno. Então, na reta final da competição, Mano Menezes deu padrão para a equipe que enfileirou vitórias, garantindo o vice-campeonato nacional.
Internacional não perde há 11 jogos
Aliás, somando o ano passado, o Internacional está sem perder há 11 partidas. Além das oito jornadas de invencibilidade no começo da temporada, o Colorado venceu os três últimos jogos do Brasileirão Série A 2022. A última derrota da equipe de Mano Menezes ocorreu em Belo Horizonte, na Arena Independência, para o América-MG por 1 a 0, em 2 de novembro, pela 35ª rodada. Em 2022, o técnico obteve duas sequências de 14 partidas sem perder.
Por mais que o time-base titular tenha sido mantido, as 14 saídas de jogadores do Beira-Rio na virada do ano enfraqueceram o elenco. Ou seja, Mano Menezes tem atualmente um leque de opções bem menor no banco de reservas.
Por conta disso, o presidente Alessandro Barcellos segue na Europa juntamente com uma comitiva de dirigentes em busca do encaminhamento de reforços. Dessa forma, Aránguiz e Luiz Adriano já possuem pré-contratos assinados, enquanto o Colorado busca convencer o Al-Hilal-ARA a liberar Gustavo Cuéllar, já acertado verbalmente. Do Athletico-PR, deve chegar o zagueiro colombiano Nico Hernández, que também pode atuar na lateral-esquerda.
Em virtude da má fase do centroavante Alemão, um camisa 9 de peso é a prioridade na busca no mercado. Assim, Pedro Henrique vem atuando na maioria das partidas como homem de referência na área. Dessa forma, marcou mais um na vitória sobre o São José, o seu sétimo na temporada, seguindo artilheiro isolado do Gauchão. Além de Luiz Adriano, um outro centroavante de renome deve ser contratado.

