LaLiga se manifesta oficialmente sobre escândalo envolvendo o Barcelona
Organização do Campeonato Espanhol se manifestou sobre a polêmica envolvendo o Barça e pagamentos para empresa de ex-árbitro
O Barcelona está sendo investigado na Espanha devido a realização de um pagamento de 1,4 milhão de euros à empresa DASNIL 95 SL, cujo dono é José María Enríquez Negreira, ex-árbitro da LaLiga e que era o vice-presidente da comissão técnica de Árbitros da LaLiga, entre 2016 e 2018.
A investigação está sendo realizada pelo Ministério Público do país e analisa três irregularidades na tributação dos exercícios econômicos que teriam sido realizadas.
Em um depoimento, executivos do Barça afirmaram que as faturas eram apoiadas por relatórios técnicos feitos por Javier Enríquez Romero, filho do ex-árbitro e administrador da empresa.
Já o ex-árbitro contou para a “Cadena SER” que trabalhava exclusivamente para o Barcelona, porém, não favorecendo a equipe de nenhum forma, sendo um tipo de conselheiro verbal, executando um tipo de assessoria sobre como os jogadores deveriam se comportar diante dos membros da arbitragem da LaLiga.
Por fim, o ex-presidente do Barcelona, Josep Maria Bartolomeu, afirmou em uma entrevista à Cadena SER que esses pagamentos ocorreriam desde 2003 e que teriam sido encerramos em 2018 devido ao corte de gastos feito pelo clube, que começava a enfrentar dificuldades financeiras.
LaLiga se manifestou sobre a polêmica envolvendo o Barcelona
A Comissão Delegada da LaLiga afirmou que está tomando algumas medidas, como enviar uma carta ao Ministério Público, comunicar informações e dados que possam ser pertinentes para as investigações e outras ainda que a instituição não quis revelar ao público.
“A LaLiga e sua Comissão Delegada rejeitam e repudiam os fatos, e estão profundamente preocupadas e trabalhando ativamente para esclarecer quaisquer irregularidades que possam ter ocorrido em torno do caso Negreira, sejam esportivas ou de qualquer outra natureza.”, se manifestou a instituição.

