Libertadores e Sul-Americana terão novidades no próximo sorteio de grupos
Conmebol irá realizar a cerimônia para a definição das chaves dos dois torneios no próximo mês, em sua sede em Luque, no Paraguai
Reprodução
A cerimônia para definição do chaveamento da fase de grupos da Libertadores e Copa Sul-Americana terá uma novidade para a edição de 2023. De acordo com informações do jornalista Marcel Rizzo, do UOL Esporte, o evento contará com a presença de dirigentes dos clubes, cenário este que foi inviável nos últimos anos em função da pandemia da Covid-19.
Como de costume, o evento ocorrerá na cidade de Luque, no Paraguai, sede da Conmebol. A última que mandatários dos clubes participantes das duas competições estiveram no prédio da entidade foi em dezembro de 2019, quando naquela oportunidade foi definido o chaveamento para a edição de 2020. Com o momento pandêmico, houve o veto da presença dos cartolas para respeitar as recomendações das autoridades sanitárias.
A cerimônia de sorteio da Libertadores e Sul-Americana quando passa a ter a presença dos dirigentes traz uma movimentação mais intensa nos bastidores da Conmebol, com a realização de reuniões às vésperas e no dia do sorteio. A Conmebol recebe diversos pedidos.
BRASILEIROS NA LIBERTADORES
Previamente classificados para a fase de grupos da Libertadores estão: Flamengo, Palmeiras, Athletico, Fluminense, Corinthians, Fluminense e Internacional. O “time” de representantes nacionais pode aumentar ainda mais, caso Atlético-MG e Fortaleza confirmem seus respectivos passaportes na pré-Libertadores. Para isso, a dupla terá quatro jogos cada um para atingir o objetivo.
Inicialmente, o Galo terá o Carabobo, da Venezuela, enquanto o Fortaleza mede forças contra o Deportivo Maldonado, duelos estes que começam a ser travados a partir desta semana. Carimbando o avanço, a dupla vai para a última fase da Libertadores antes da etapa de grupos.
Pela Copa Sul-Americana, São Paulo, Botafogo, Goiás, Red Bull Bragantino, Santos e América-MG são os representantes brasileiros na disputa. A fase de grupos do torneio também será iniciada em abril.

