Home Futebol Libertadores terá novidade no VAR para times brasileiros e argentinos

Libertadores terá novidade no VAR para times brasileiros e argentinos

Conmebol deve implementar novo protocolo no recurso tecnológico de forma gradativa, iniciando nesta temporada

Por Cido Vieira em 14/02/2023 13:30 - Atualizado há 2 anos

Conmebol - Divulgação

A Libertadores terá uma novidade com o VAR na sua edição 2023. De acordo com informações do jornalista Marcel Rizzo, do UOL Esporte, a Conmebol vai adotar o árbitro de vídeo em cabine remota. Curiosamente, o recurso que também valerá para a Sul-Americana, contempla de forma inicial jogos realizados no Brasil e na Argentina.

A entidade que rege o futebol sul-americano montou uma espécie de centro tecnológico de arbitragem, o qual foi intitulado de Ceta. A aparelhagem ficou fixada em Luque, cidade sede da Conmebol, localizada no Paraguai.

De lá, os responsáveis por monitorar o VAR na Libertadores e Copa Sul-Americana estarão em contato simultâneo com os árbitros nos estádios. Segundo Rizzo, o motivo da novidade inicialmente só atender Brasil e Argentina se deve ao lado de estrutura comunicacional.

Os cabos de fibra óptica necessários para que as imagens cheguem em Luque em tempo real só existem nos dois países, inviabilizando por ora o VAR remoto em outros vizinhos sul-americanos. Nos bastidores, a Conmebol vislumbra com a possibilidade de aplicar o método em quase todos, ou todos, os confrontos das duas competições continentais.

RETARGUARDA SEGUE

Neste primeiro momento de fase de testes, os jogos que estiverem operando com o VAR remoto também contarão com uma equipe de profissionais do VAR e aparelhagem nos estádios, para evitar com que algum problema técnico ocorra.

Ainda de acordo com Rizzo, o árbitro de campo estará em contato via fone com os profissionais em Luque, mas a situação pode ser alterada, caso seja necessário.

LIBERTADORES PARA OS BRASILEIROS

Contando com oito representantes brasileiros, sendo que Fortaleza e Atlético-MG entram na segunda etapa da fase pré, a Libertadores terá início com sua fase de grupos em abril, quando os testes de VAR remoto deverão ser intensificados. Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Athletico Paranaense e Internacional já estão garantidos de forma direta no torneio, enquanto Leão do Pici e Galo precisam de quatro jogos para carimbar o passaporte.

Exit mobile version