Multa milionária e Marcos Braz garante permanência de Vítor Pereira no Flamengo, apesar das cobranças
Vítor Pereira tem trabalho contestado por dirigentes e torcedores após derrota rubro-negra para o Independiente del Valle pela Recopa
Gilvan de Souza/ Flamengo
O técnico português Vítor Pereira está com o filme queimado no Flamengo. Depois da derrota por 1 a 0 para o Independiente del Valle, na noite da última terça-feira (21), o presidente Rodolfo Landim passou a ser cobrado por conselheiros para demitir VP.
O Torcedores.com apurou que dois fatores pesam para o clube seguir com o substituto de Dorival Júnior: o vice-presidente de futebol Marcos Braz e a multa rescisória milionária acertada entre as partes no ato da assinatura de contrato.
Duas fontes ouvidas pela reportagem após a partida contra equipe equatoriana confirmaram a cláusula que protege os dois lados. Caso Vítor Pereira decida rescindir seu vínculo em detrimento de uma proposta, o Flamengo receberá uma compensação financeira.
O clube, por sua vez, também terá de indenizar o compatriota de Jorge Jesus caso venha demitir Vítor Pereira no futuro. A alta cúpula do clube não confirma os valores, mas também não nega a existência de uma multa rescisória milionária.
Ainda segundo apurou a reportagem, o valor para quebra de contrato de Vítor Pereira é bem acima aos 2 milhões de euros (R$ 11,4 milhões, à época) dos tempos do espanhol Domènec Torrent que teve breve passagem pelo Flamengo em 2020.
A rescisão de Vítor Pereira está fixada em 4 milhões de euros (R$ 21,9 milhões, pela cotação atual). Isso porque, a diretoria costurou um acordo de longo prazo com o treinador. O vínculo dele expira em dezembro de 2024, mas o valor cairá pela metade no começo do ano que vem.
Qual a posição de Marcos Braz?
Marcos Braz é totalmente contra a à demissão de Vítor Pereira. Ele já externou que a comissão técnica e, principalmente, o português foi contratado para fazer um trabalho que dure toda a temporada de 2023.
Apesar disso, existem dirigentes ligados à Rodolfo Landim que começam a articular a saída de Vítor Pereira. O desempenho do time abaixo do esperado, a insatisfação dos jogadores e o fisco no Mundial de Clubes são elementos citados em conversas recentes.
Há quem garanta, principalmente os mais radicais, que Vítor Pereira não passará da próxima terça-feira (28) em caso de novo fiasco do Flamengo diante do Independiente del Valle, no Maracanã, e consequentemente a não conquista da Recopa Sul-Americana.

