Santos é o líder isolado em dribles tentados no Paulistão
Em início de ano conturbado, Peixe é o clube que mais arrisca fintas nesta edição do Campeonato Paulista
Raul Baretta / Santos FC
O Santos não começou bem o ano de 2023 e vive momento turbulento, com derrotas, lesões e cobranças da torcida. Com dificuldades na criação de jogadas, o Peixe tem optado por arriscar dribles para alcançar o gol, algo que já era visto na temporada passada. Assim, o time comandado por Odair Hellmann lidera a estatística de tentativas de dribles no Paulistão 2023.
Em 2022, o Santos liderou o quesito no Brasileirão e está repetindo a dose neste Campeonato Paulista. Até o momento, segundo dados do Footstats, o Peixe fez 61 tentativas de dribles, resultando em uma média de 10,7 por partida. Este número coloca o Alvinegro Praiano com uma folga de 16 tentativas para os “perseguidores” no ranking, que são Corinthians e São Paulo, com 45 tentativas cada.
O maior número de tentativas resulta no Peixe sendo o clube que mais acerta em números absolutos, com 46 acertos. No entanto, o Santos despenca se levada em conta a porcentagem desses acerto, sendo apenas o sétimo, com 75,41% de aproveitamento das fintas no Paulistão.
Santos é o time que mais tenta e mais acerta, mas também é o segundo que mais erra dribles no Paulistão
Até o momento no Campeonato Paulista, o Peixe não concluiu 15 tentativas de dribles, figurando como o segundo clube que mais errou na estatística. A situação pode ser ainda pior, já que o jogador com mais dribles certos no elenco e no torneio, Soteldo, com 14 dribles certos, teve lesão confirmada e está fora da disputa do Paulistão 2023.
Por outro lado, o Peixe pode confiar no lateral Lucas Pires, um dos líderes em aproveitamento de fintas na competição estadual. Em terceiro no ranking geral, o lateral acertou sete dribles nas sete tentativas que fez, alcançando um aproveitamento de 100%.
Buscando se recuperar o quanto antes, o Santos volta a campo nesta quarta-feira (8), às 21h35 (de Brasília), para enfrentar o São Bento, no Canindé, em São Paulo. O Peixe ocupa a lanterna do Grupo A, somando apenas quatro pontos em seis partidas. Próximo adversário, o São Bento está na vice-liderança do Grupo C, com nove pontos em seis jogos.

