Boca Juniors e River Plate podem ganhar vaga para o novo Mundial de Clubes; veja detalhes
Clubes argentinos podem ter a possibilidade de disputa no torneio da Fifa, mesmo sem terem conquistado a Copa Libertadores da América
Daniel Jayo/Getty Images
Fora da final da Copa Libertadores da América nas últimas três edições, os clubes argentinos receberam com otimismo o novo formato do Mundial de Clubes.
Entrando em vigor a partir do ano de 2025, serão agora 32 times e sistema de disputa idêntico ao da Copa do Mundo de 2022.
Com seis vagas para a América do Sul, quatro delas para os campeões da Libertadores, de 2021 a 2024, os argentinos podem participar da competição por meio do ranking da entidade e sem sequer conquistar o torneio continental.
River Plate e Boca Juniors, por exemplo, hoje estariam neste novo Mundial de Clubes, ambos entrando através de listagem.
O gigante de Núñez ocupa a primeira posição no ranking, com o Boca em quarto (Palmeiras e Flamengo, já garantidos pelos títulos na Libertadores, vêm rigorosamente entre os dois argentinos).
Além de Brasil e Argentina, os clubes que vêm a seguir hoje no ranking são do Uruguai, com o Nacional em sexto e o Peñarol em oitavo, algo a se observar com atenção quando o novo Mundial estiver perto de fechar seus participantes.
O novo modelo do Mundial de Clubes
A Fifa aprovou na última terça-feira, dia 14, por unanimidade, o formato do novo do Mundial de Clubes que será disputado a partir de 2025.
O torneio vai contar com 32 times. Nesta primeira edição, irá contemplar as equipes campeãs nas temporadas terminadas entre 2021 e 2024.
Sendo assim, Palmeiras e Flamengo, campeões da Copa Libertadores da América nos anos de 2021 e 2022, respectivamente, estão garantidos no torneio.
A participação de ambas as equipes brasileiras deve ser confirmada oficialmente pela entidade máxima do futebol mundial nos próximos dias.
Seguindo o que é aplicado na Copa do Mundo, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Uefa (da Europa) serão as federações com o maior número de vagas. A federação sul-americana deve contar com seis times no torneio, enquanto a europeia, com 12.
Através de um comunicado oficial, a Fifa deu mais detalhes sobre o restante das vagas do Mundial de Clubes a partir de 2025:
“Para confederações com mais de quatro vagas: acesso para os campeões das quatro edições anteriores da principal competição de clubes da confederação e equipes adicionais a serem determinadas por um ranking de clubes com base no mesmo período de quatro anos.”
Para as federações com direito apenas a um clube, o acesso ao torneio será concedido à equipe mais bem classificada entre os campeões da principal competição de clubes no quadriênio. A vaga para o time do país- anfitrião será determinada posteriormente.

