CBF pretende usar Copa do Mundo Feminina para consolidar futebol feminino no Brasil
Entidade busca ação para garantir maior participação na modalidade, confira
Criador: Stephen McCarthy | Crédito: Sportsfile via Getty Images Direitos autorais: ©SPORTSFILE
Embora cada vez mais existam ações inclusivas dos clubes, dos organizadores e dos torcedores, as manchetes e presença de futebol feminino estão longe de estarem no mesmo patamar que a sua versão masculina. Entretanto, a CBF conta com um plano para usar a Copa do Mundo Feminino para garantir mais proximidade e também testar uma sede da próxima Copa do Mundo Feminina, confira detalhes.
CBF investirá no futebol feminino
Segundo informações do Ministério do Esporte, Ana Moser, já confirmou que o Brasil cogita se candidatar para receber a Copa do Mundo. O país inclusive já apresentou a sua candidatura perante as entidades autorizadas e à FIFA. O processo foi iniciado formalmente na semana passada, já que os interessados tem até 19 de maio para ingressarem os projetos.
Aline Pellegrino, gerente de competições da Confederação Brasileira de Futebol acredita que existe uma possibilidade da competição aumentar mais ainda a presença de torcedores e de interesse no futebol feminino. Em entrevista ao Portal UOL afirmou: “trazer uma Copa do Mundo para o Brasil é incrível. É isso que talvez precise para de fato enraizar o futebol feminino junto com os processos que estão acontecendo. Estamos a cada dia dando um passo a mais, mas uma Copa é de uma magnitude importante. Trazer a primeira estrela também”.
Entretanto, a presença de mídia e também de transmissões na Copa do Mundo de 2019, sediada na Austrália e Noca Zelândia já deve contribuir para os objetivos traçados pela CBF.
Copa do Mundo Feminina no Brasil
Para garantir a participação, será necessário realizar uma auditoria que monitore a lisura da escolha, força-tarefa para alinhas propostas e as candidaturas mais bem avaliadas. Até maio de 2024, três candidaturas serão selecionadas e participarão de um evento organizado pela Fifa para anunciar o país sede em maio de 2024. Antes mesmo disso, a entidade realizará uma avaliação para cada um dos locais verificando a infraestrutura para receber o evento.

