Home Futebol Copa do Brasil pode ter ausência de “grandes” em 2024; veja quem pode ficar fora

Copa do Brasil pode ter ausência de “grandes” em 2024; veja quem pode ficar fora

CBF fixou nova regra para a classificação ao torneio copeiro a partir da próxima temporada e cenário ameaça gigantes nacionais

Por Cido Vieira em 14/03/2023 09:28 - Atualizado há 3 anos

Divulgação - Lucas Figueiredo

A disputa da Copa do Brasil 2023 está em seu curso inicial, mas a edição do próximo ano já começa a ser montada com as classificações de diversas equipes, por meio dos estaduais por todo o país. Diferentemente do que se estava acostumado, as vagas da competição não serão embasadas mais no ranking da CBF e sim via certames estaduais, situação esta que pode deixar grandes times fora.

Alguns exemplos dos gigantes que podem não figurar no torneio do próximo ano estão: Botafogo, Corinthians, Santos, São Paulo, Vitória e Santa Cruz.

Ao término do ano passado, a CBF alterou o regulamento da Copa do Brasil, promovendo assim mudanças importantes. A entidade aboliu as vagas para o torneio pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC), medida esta que valorizou as federações estaduais, já que grande parte dos times que disputam o torneio, confirmaram vaga por meio das disputas locais.

Ao todo, serão 80 vagas preenchidas com embasamento nos estaduais, enquanto as outras 12 vagas serão distribuídas para os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e os times classificados para a Libertadores. No Paulistão, por exemplo, serão cinco vagas na Série A1, com os semifinalistas carimbando passaporte direito. Neste cenário, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Ituano e Água Santa estão garantidos, restando assim somente uma vaga.

Corinthians, São Paulo e Santos podem chegar à Copa do Brasil da próxima temporada por meios distintos, via Copa do Brasil deste ano, Copa Paulista, Libertadores ou Brasileirão. Pelo regulamento antigo, estes tradicionais times teriam condições facilmente de sacramentar a classificação, mas o cenário mudou.

A lista de times que ainda não se classificaram para a Copa do Brasil 2024 conta também com Fortaleza e Cuiabá, times da elite do futebol nacional.

Sair da versão mobile