Home Futebol Corinthians enfrentará o Ituano nas quartas de final do Paulistão; veja o retrospecto

Corinthians enfrentará o Ituano nas quartas de final do Paulistão; veja o retrospecto

Timão e Galo de Itu já se enfrentaram 33 vezes; confira quem se dá melhor no histórico do confronto

Por Adriano Oliveira em 06/03/2023 12:21 - Atualizado há 2 anos

Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

O Corinthians enfrentará o Ituano na fase de quartas de final do Campeonato Paulista, que será disputada em formato de mata-mata com jogo único eliminatório.

Líder do Grupo C somando 22 pontos, dez a mais que o Ituano, o segundo colocado, o Timão terá a vantagem de jogar em seus domínios, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Na tarde desta segunda-feira (6), o Conselho Técnico da Federação Paulista de Futebol irá definir a data e o horário do confronto decisivo entre as duas equipes.

O Corinthians encerrou sua participação na primeira fase do Paulistão com vitória por 3 x 1 de virada sobre o Santo André, na Neo Química Arena, com gols de Yuri Alberto (duas vezes) e Paulinho.

Do possível rebaixamento à vaga na próxima fase, o Ituano superou o Santos sem maiores dificuldades por 3 x 0, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Claudinho, Gabriel Barros e Quirino balançaram as redes para os donos da casa.

Corinthians x Ituano: o primeiro e o último confronto

O primeiro jogo entre os dois clubes foi um amistoso realizado há 38 anos no estádio Novelli Júnior, em Itu, no dia 28 de abril de 1985, e o Timão venceu o Galo pelo placar de 3 x 0.

A última partida entre as duas equipes aconteceu em 6 de fevereiro de 2022, pelo Campeonato Paulista, e terminou com triunfo corintiano na cidade de Itu por 3 x 2.

O retrospecto geral do confronto

Já realizado 33 vezes, o retrospecto do confronto é amplamente favorável ao Corinthians, que possui 23 vitórias contra apenas três triunfos do Ituano, mais sete duelos que terminaram com igualdade no marcador.

No histórico das partidas disputadas somente pelo Campeonato Paulista (total de 28), o Corinthians se mostra bastante superior com 20 vitórias e uma única derrota, além de mais sete empates.

Em amistosos, são três jogos e o Corinthians vence os rubro-negros por 2 x 1.

Pelo Supercampeonato Paulista, disputado na temporada de 2002, são uma vitória para cada lado em dois duelos.

O confronto contabiliza 87 gols marcados (média de 2,6 por partida) e também neste quesito prevalece a supremacia corintiana: foram 61 tentos do Timão diante de 26 do Galo de Itu.

Na condição de mandante, o Corinthians enfrentou o Ituano em 16 oportunidades e tem dez vitórias, contra uma derrota e cinco empates.

O confronto também aconteceu 17 vezes no estádio Novelli Júnior, sendo 13 triunfos do time alvinegro e dois da equipe rubro-negra, mais dois empates.

A maior goleada foi registrada em 12 de agosto de 1992, em jogo do Paulistão realizado diante de 13.318 torcedores no estádio Alfredo Schürig, o Parque São Jorge, com vitória do Corinthians pelo placar de 5 x 0.

Os gols foram marcados por Neto (três vezes), Fabinho e Tupãzinho.

Exit mobile version