Jogador revelado pelo Vitória-BA faz sucesso no futebol libanês
Matheus Santana é cria das divisões de base do Vitória-BA; volante defendeu o Sagrada Esperança, da Angola, em 2022
Antes de mais nada, Matheus Santana, jogador brasileiro de 24 anos, tem se destacado no futebol asiático como volante do Nejmeh, do Líbano, equipe que recentemente conquistou a classificação para a disputa da AFC Cup.
Essa competição reúne os principais clubes do continente asiático. Além disso, oferece uma grande visibilidade para jogadores e equipes. Afinal, o torneio também é usado como “ponte” por brasileiros que visam transferência para um campeonato com maior visibilidade.
A fase de adaptação de Matheus no Líbano foi um desafio, principalmente por ser uma rotina muito diferente da que estava acostumado no Brasil. No entanto, ele afirma que a parceria com alguns atletas do time o ajudou a se sentir em casa e a superar as dificuldades iniciais.
“Tive que me adaptar no dia a dia que eles têm, demorou um pouco mais pela forma que eles trabalham. É muito diferente do Brasil, o que me ajudou nisso foram alguns atletas que me fizeram sentir em casa, essa parceria fez toda diferença”, afirma que já fez dois gols e prestou duas assistências vestindo a camisa do clube.
Além de Matheus Santana, há outros jogadores brasileiros em atividade no futebol libanês, como Rodrigo Dantas, de 33 anos, ex-Botafogo e Danilo Santos, de 30 anos, ex-Fluminense. que atuam pelo clube Akha-Ahly.
A carreira de Matheus Santana
Nascido em Salvador, na Bahia, Matheus Henrique Machado de Santana iniciou a carreira nas divisões de base o do Vitória-BA em 2015, quando tinha apenas 16 anos. Quatro anos depois, estreou no time profissional onde disputou apenas cinco partidas com a camisa rubro-negra.
Depois disso, ele atuou por Jacuipense, Fluminense de Feira e Cianorte. Em 2022, Matheus Santana foi contratado pelo Sagrada Esperança, da Angola. Nesta temporada, ele se transferiu para o Nejmeh, do Líbano, onde chegou com status de grande astro no país.

