Mauro Cezar “ignora” o Santos e “elege” 4ª força dos futebol paulista
Mauro Cezar destacou o amadorismo da gestão de futebol do Peixe em relação ao adversário que vai disputar o mata-mata do Paulistão
Reprodução/Youtube
O Santos venceu o Iguatu por 3 a 0, pela segunda fase da Copa do Brasil, e avançou na competição. O time da Vila Belmiro, entretanto, não faz um bom início de temporada. A equipe comandada por Odair Hellmann ficou fora da lista de classificados para o mata-mata do Paulistão e vai acompanhar a fase decisiva “do sofá”.
Durante debate no programa “Bate Pronto”, da Jovem Pan, o jornalista Mauro Cezar falou sobre o momento do Santos. Perguntado se o Peixe é, atualmente, a “quarta força” do futebol paulista, atrás do Red Bull Bragantino, o comentarista analisou.
“Momentaneamente [o Bragantino] é um time melhor, mas também no Campeonato Brasileiro [de 2022] foi bem mal. O técnico ainda era o [Maurício] Barbieri por sinal, e fez uma última temporada péssima. Um rápido parênteses: em qualquer clube, o torcedor pede uma gestão de futebol profissional. O Bragantino tem uma gestão profissional, é uma empresa e o diretor esportivo é um cara bem profissional, que é o Thiago Scuro. Nas crises do Bragantino no ano passado, o Barbieri não foi demitido. Num clube com gestão profissional, dificilmente ficam trocando de técnico. Em uma gestão profissional, você não fica demitindo técnico à toa, você estabelece metas e processos. O Bragantino trabalha dessa maneira”, começou Mauro Cezar.
“O Santos é o contrário, é um clube que ainda tem muitas interferências desse amadorismo (…) A diferença é que um clube está muito amarrado ao passado, como a maioria, e o outro tem uma gestão mais moderna. E não tem pressão de torcida. Quarta força? Pode ser momentaneamente [o Santos], mas não dá pra comparar. Para o Bragantino chegar perto do Santos, vai levar um milhão de anos”, complementou.
Momento do Santos na temporada:
Fora do mata-mata do Paulistão, o Santos só irá voltar a campo na primeira semana de abril, já pela primeira rodada do Brasileirão. Após a classificação na Copa do Brasil, o técnico Odair Hellmann falou sobre o período sem jogos e projetou usar esse tempo para melhorar a equipe.
“O tempo no futebol é para amanhã. Temos que usar desse tempo para melhorar, evoluir. Tivemos muitas dificuldades no Campeonato Paulista. A sensação dos últimos quatro jogos antes do Ituano era de que estávamos melhorando, por exemplo. Mas perdemos para nós, e temos que recuperar esse caminho. Precisamos usar o tempo para continuar a organização, as mudanças em todos os sentidos, mudanças de ideias. As mudanças que precisamos e que temos que aproveitar. Certamente vamos aproveitar para estarmos em um nível melhor”, disse o comandante.
Por fim, vale destacar que até o momento, o Peixe soma 14 jogos na temporada de 2023. São cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas – ademais, o clube tem 18 gols marcados e 17 sofridos.
🔎 O Santos não se classificou para o mata-mata nas últimas 3 edições do Paulistão.
⚔️36 jogos
✅9 vitórias (1 fora de casa)
⚖️14 empates
❌13 derrotas
📊38.0% apv.
⚽️42 gols pró
🚫55 gols sofridos• É o time com menos pontos (41) entre os 12 que participaram das 3 edições. pic.twitter.com/joqzrX8fM0
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) March 5, 2023

