CBF toma atitude em estreia do Palmeiras na Copa do Brasil
A entidade determinou que as marcas da Allianz, patrocinadora do Verdão, fossem cobertas no jogo do torneio
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Na noite da última quarta-feira (12), o Palmeiras estreou na Copa do Brasil vencendo o Tombense por 4 a 2, no Allianz Parque. No entanto, um detalhe fora de campo chamou a atenção. As marcas Allianz, detentora dos naming rights da arena estavam cobertas. Isso ocorreu por determinação da CBF, que alterou o regulamento da competição.
A atitude da entidade máxima do futebol brasileiro não ocorreu apenas no jogo do Palmeiras e deve ser aplicada em todos os estádios da competição. Essa ordem da CBF foi dada devido a um novo dispositivo no Regulamento Geral de Competições e nas regras da Copa do Brasil. Em coluna no portal UOL Esporte, Rodrigo Mattos revelou as medidas da CBF e informou que a atitude irritou os clubes.
Mattos aponta que o artigo 43 do regulamento proíbe a exibição de publicidade em arquibancadas e cadeiras. Assim, foi possível ver na transmissão que as marcas Allianz Parque e Allianz Seguros estavam cobertas por uma faixa azul no jogo do Palmeiras na Copa do Brasil. As marcas pagam namings rights da arena um valor de R$ 300 milhões pela exibição na arena.
Por que a CBF mandou cobrir marcas da Allianz na estreia do Palmeiras na Copa do Brasil?
De acordo com Rodrigo Mattos, a medida notada na partida do Verdão no torneio tem o objetivo de permitir apenas a exibição de marcas com contrato com a Brax, agência do campeonato. Dessa forma, somente seriam exibidas as publicidades nas placas no entorno do gramado.
O jornalista também revelou que a Brax conseguiu um contrato de valor superior ao da antecessora, Klefer, com a CBF. Importante destacar que a determinação da entidade não ocorreu apenas na arena do Verdão e foi aplicada em outros estádios da Copa do Brasil, como o Maracanã.

