Home Mercado da Bola Clube da Série A2 do Carioca contrata ídolo do Fluminense como novo diretor técnico

Clube da Série A2 do Carioca contrata ídolo do Fluminense como novo diretor técnico

Búfalo Gil é um dos maiores ídolos da história do Fluminense; o ex-ponta-direita também vestiu as camisas de Botafogo e Corinthians

Por Wilson Pimentel em 02/04/2023 06:02 - Atualizado há 3 anos

Lucas Merçon/ Fluminense

O Maricá Futebol Clube está movimentando o mercado da bola às vésperas do início da Série A2 do Campeonato Carioca. Após contratar o técnico Reinaldo Oliveira, ex-atacante do Flamengo, a diretoria alvirrubra decidiu reforçar o departamento de futebol.

O Torcedores.com apurou que um dos maiores ídolos do Fluminense, Gilberto Alves, mais conhecido como Búfalo Gil, agora será o novo diretor técnico da equipe do Tsunami da Região dos Lagos.

Atualmente, Búfalo Gil reside em Niterói e tem uma escolinha de futebol em Maricá. Ele colaborou, inclusive, com o clube em outros momentos. Porém, nunca teve um cargo dentro da diretoria ou na comissão técnica.

A função de Búfalo Gil vai abranger atividades como a coordenação e supervisão das atividades da área esportiva do clube. Além disso, o lendário jogador terá importante função no dia a dia na gestão do elenco ao lado de Reinaldo Oliveira.

Ainda segundo apurou a reportagem, Búfalo Gil ficará na função até o fim da atual temporada. Em 2024, a diretoria alvirrubra projeta coloca-lo como coordenador geral das categorias de base. O Maricá deseja trabalhar com jovens desde a categoria sub-9 até o sub-20.

Com larga experiência no futebol, Búfalo Gil terá a missão de planejar a parte técnica do futebol para futuras competições de base. O clube está se organizando para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano que vem.

A carreira de Búfalo Gil

Nascido em Nova Lima, em Minas Gerais, Gilberto Alves, o Búfalo Gil, iniciou a carreira no Cruzeiro. Ele passou por clubes como Villa Nova, Uberlândia, Comercia-MS, Fluminense, Botafogo, Corinthians, Coritiba e America-RJ.

No exterior, o jogador brilhou com as camisas do Real Murcia, da Espanha e, Farense, de Portugal. Além disso, ele defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1978. Foram sete jogos no Mundial da Argentina.

Sua passagem pelo Fluminense perece um capítulo à parte. Ele vestiu a camisa tricolor de 1974 a 1976. Além dos 75 gols em 172 jogos, o ponta-direita, que chamava a atenção pela rapidez e porte físico, conquistou o Bicampeonato Carioca de 1975/1976.

Búfalo Gil foi um dos maiores algozes do Vasco. Ele protagonizou uma das maiores goleadas do clássico contra o rival, ao marcar três gols no triunfo por 5 a 1, pelo Campeonato Carioca de 1974, no Maracanã.

Logo após pendurar as chuteiras, ele foi técnico do Botafogo, Sport Recife, Fortaleza, Itaperuna, Avaí, Marília e Portuguesa Santista. No exterior, comandou o Al Taawon, da Arábia Saudita e Alianza Lima, do Peru.

Sair da versão mobile