Com reservas, Palmeiras sente efeitos da altitude e perde para o Bolívar na estreia da Libertadores
Verdão saiu na frente, mas levou a virada dos bolivianos
Com os atletas considerados titulares poupados para a final do Paulistão no próximo domingo, o Palmeiras entrou em campo com formação reserva e estreou na Libertadores com derrota de virada para o Bolívar (3 a 1) na noite desta quarta-feira, no Estádio Hernando Silles, na altitude de 3.637 metros de La Paz. Flaco Lópes colocou o Verdão em vantagem, mas La Academia virou com gols de Pablo Hervías, Bejarano e Javier Uzeda.
Primeiro tempo
O Bolívar começou o primeiro tempo ditando o ritmo das ações ofensivas e impondo velocidade pelas pontas. A primeira chance clara de gol saiu dos pés de Saucedo, que cobrou falta e obrigou o goleiro Marcelo Lomba espalmar.
O Palmeiras foi eficiente em sua primeira chegada ao ataque. Aos 12 do primeiro tempo, Flaco López recebeu de Garcia, fintou o marcador e acertou belo chute de canhota. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar no gol.
O time da casa conseguiu igualar o marcador aos 20. Uma das novidades na escalação de Abel Ferreira, o zagueiro Naves saiu jogando errado. Roberto Fernández ficou com a bola e fez o lançamento para Ronnie Fernández, que cruzou na medida para Pablo Hervías cabecear para o gol.
O Palmeiras se complicou aos 43. O volante Jaílson interceptou chute com o braço, recebeu o segundo amarelo e como consequência levou o vermelho. Logo em seguida, o Bolívar conseguiu a virada. Roberto Fernández cruzou, José Sagredo ajeitou de cabeça e Bejarano, sem marcação, mandou para o gol.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo com duas alterações: Gabriel Menino e o estreante Richard Ríos, respectivamente, nas vagas de Garcia e Fabinho.
A La Academia quase ampliou aos dois minutos em chute cruzado de Saucedo para fora.
O Bolívar ficou com 10 jogadores a partir dos sete minutos. José Sagredo deu pisão em Ricard Ríos, recebeu o segundo amarelo e também acabou sendo expulso.
Aos 10, Patito Rodríguez, ex-Santos, cobrou falta e a bola passou pela rede do lado de fora.
Dois minutos depois, o reestreante Artur quase deixou tudo igual. O atacante recebeu passe de Breno Lópes, invadiu a área e chutou cruzado para grande defesa de Lampe.
A resposta boliviana veio dois minutos depois. Bentaberry finalizou para grande defesa de Lomba.
Com o passar do tempo ficou evidente o desgaste físico palmeirense proporcionado pela atitude. A marcação ficava muito espaçada. Ainda assim, a equipe seguia no ataque em busca do empate. Aos 33, Breno Lopes cruzou e a bola quase surpreendeu o goleiro Lampe, que espalmou para escanteio. Pouco tempos depois, Rafael Navarro bateu cruzado para nova nova intervenção do arqueiro.
Os minutos finais tiveram domínio dos bolivianos. O brasileiro Gabriel Poveda fez fila na defesa alviverde e bateu para grande defesa de Marcelo Lomba. O Bolívar liquidou a fatura aos 43. Uzeda recebeu cruzamento de Roberto Fernández e acertou belo chute sem chances de defesa para o goleiro.
O placar quase se transformou em goleada nos acréscimos. Villarroel carimbou a trave.
O Verdão acabou sofrendo a sua primeira derrota em estreias de Copa Libertadores.
Pela Libertadores, o Palmeiras volta a campo no próximo dia 20, contra o Cerro Porteño, às 21h (horário de Brasília)., provavelmente no Morumbi. O time paraguaio venceu na estreia o Barcelona-EQU, em Assunção.
Assista aos melhores momentos do jogo
FICHA TÉCNICA: Bolívar x Palmeiras
Data: 5 de abril de 2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL)
Árbitro: Alexis Herrera
Assistentes: Jorge Urrego e Tulio Moreno
VAR: Juan Soto
Cartões amarelos: Gabriel Villamil (Bolívar); Luan (Palmeiras)
Cartões vermelhos: José Sagredo (Bolívar) e Jailson (Palmeiras)
Gols: Bolívar: Pablo Hervías, Bejarano e Javier Uzeda; Palmeiras: Flaco López
BOLÍVAR: Lampe; Jesús Sagredo, Bentaberry e José Sagredo; Bejarano (Nicolás Ferreyra), Fernando Saucedo (Leonel Justiniano), Villamil e Roberto Fernández; Pato Rodríguez (Javier Uzeda), Hervías (Miguel Villarroel) e Ronnie Fernández (Gabriel Poveda).Técnico: Beñat San José
PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Garcia (Gabriel Menino), Luan, Naves (Ian) e Vanderlan; Fabinho (Richard Ríos), Jailson e Artur; Mayke (Pedro Lima), Breno Lopes (Rafael Navarro) e José Liopez. Técnico: Abel Ferreira

